(São Paulo) O saldamento de parte do déficit atuarial de mais de R$ 1 bi do fundo de pensão Economus será questionado na Justiça pelos funcionários da Nossa Caixa. A decisão foi tomada em assembléia da Associação Nacional dos Participantes de Fundo de Pensão (Anapar) realizada no sábado, 23 de junho, na sede do Sindicato de SP.
De acordo com os bancários, são três os problemas principais que dão base ao ingresso na Justiça. O primeiro é que a forma de cálculo para o saldamento não obedece ao regulamento da entidade. O segundo é que o banco quer dividir o equacionamento do déficit com os participantes, baseado na lei da previdência complementar nº 108, sendo que o resultado negativo (provocado em grande parte pela administração do banco no fundo de pensão) ocorreu antes de a regulamentação entrar
A ação será movida pela Anapar, que tem abrangência nacional. “Paralelamente às ações judiciais, outras medidas serão tomadas para que os direitos de todos os participantes sejam assegurados”, afirma a diretora do Sindicato e conselheira da Anapar, Tânia Balbino.
Fonte: Jair Rosa – Seeb SP