(Brasília) A Comissão de Defesa do Consumidor realiza audiência pública na quarta-feira (16) para discutir as tarifas bancárias, rentabilidade das cadernetas de poupança e a lucratividade dos bancos nos últimos dez anos. O debate foi proposto pelos deputados Chico Lopes (PCdoB-CE) e Ivan Valente (Psol-SP). O deputado argumenta que as tarifas dos bancos tiveram sucessivos aumentos desde 1994, encarecendo a manutenção das contas correntes. Ele lembra que esses aumentos representam quase a metade das queixas sobre os bancos nos órgãos de defesa do consumidor.
Chico Lopes citou um levantamento da Consultoria Austin Ratings segundo o qual a contribuição das tarifas para as receitas totais dos bancos, que era de apenas 6,5% em 1994, subiu para 17,68% em 2006. Esse resultado, de acordo com o parlamentar, só pôde ser obtido com o aumento dos valores das tarifas.
Foram convidados para o debate o ministro da Fazenda, Guido Mantega; a secretária de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Mariana Tavares De Araújo; o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Fabio Colleti Barbosa; o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles; presidente da Associação Nacional dos Ministérios Públicos de Defesa do Consumidor, Amauri Artimos da Matta. A audiência está marcada para as 11 horas, no plenário 8.
Fonte: Agência Câmara