Audiência nesta terça no MPT-DF discute demissões imotivadas no BB

Acatando pedido do Sindicato dos Bancários de Brasília e do Ministério Público do Trabalho (MPT), a juíza Naiana Carapeba Nery de Oliveira, da 4ª Vara do Trabalho de Brasília, antecipou para esta terça-feira (29) a segunda audiência da ação civil pública 846/2013, movida pelo MPT contra o Banco do Brasil e seis dos seus diretores por descomissionar e demitir, sem justa causa, bancários com processos na Justiça cobrando o pagamento da 7ª e 8ª horas. A audiência está marcada para as 14h30.

O processo, assinado pelo procurador do Trabalho Adélio Justino Lucas, foi iniciado a partir de diversas denúncias do Sindicato, que dele participa como assistente do MPT. A primeira audiência ocorreu em 20 de junho.

Na audiência, o BB terá de dar explicações sobre por que, de modo imotivado e arbitrário, retirou comissões e demitiu cerca de 20 trabalhadores, medida nefasta que tanto para o Sindicato quanto para o MPT só vem atestar a natureza temerária da atual gestão do banco de lançar mão da retaliação contra bancários que buscam valer seus direitos na Justiça.

“Pelo caráter público que possui, o BB deveria se pautar pela transparência de suas ações e decisões internas. Estamos diante de mais um caso (demissão injustificada) de claro desrespeito às normas internas do Banco do Brasil e da instância máxima da Justiça, o STF. Dessa forma, queremos saber no que os gestores se baseiam para demitir os bancários e bancárias”, questiona o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, que também integra o Comando Nacional dos Bancários.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram