(São Paulo) “O trabalho de cada um é o que torna possível a existência da Apcef/SP”. A frase proferida por Fabiana Matheus, atual presidente da entidade (gestão “Nossa Luta”), durante ato solene realizado em 20 de abril (última sexta-feira),
A cerimônia pelo centenário da Apcef/SP foi prestigiada pelo presidente da Fenae, José Carlos Alonso, pela presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae, Emerenciana Barbosa do Rego (Meré), pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Vagner Freitas, pelo vice-presidente de Transferência de Benefícios da Caixa, Carlos Borges, pela vice-presidente de Tecnologia da Caixa, Clarice Coppetti (representante da presidente da empresa – Maria Fernanda Ramos Coelho), pelo vice-presidente de Finanças e Mercado de Capitais da Caixa, Fernando Nogueira da Costa, e pelo presidente da Funcef, Guilherme Lacerda. Também estiveram representados no evento parlamentares e entidades como Apcefs de todo o país, federações de bancários (Feeb/SP-MS e Fetec/SP), associações de aposentados (Apea/SP e União Nacional dos Economiários/Unei), além da Agecef/SP.
Os discursos dos oradores enalteceram a iniciativa dos primeiros integrantes da Apcef/SP, então denominada Sociedade Beneficente dos Funcionários da Caixa Econômica Federal na data de sua fundação – 2 de abril de 1907, de formar uma entidade voltada para os empregados. O ato foi seguido da apresentação de um vídeo com um resumo da história da Apcef/SP (lutas, conquistas, espaços de lazer e serviços). Depois, placas de prata foram entregues a pessoas que ajudaram e ajudam a construir a associação. Uma seqüência de danças tipicamente tropicais encerrou a primeira parte da festa, coroada ainda com o baile “Noite Tropical” ao som da banda Millenium.
As comemorações dos 100 anos da Apcef/SP prosseguem até o ano de 2008. Outros eventos serão realizados no interior do estado no decorrer deste ano, a exemplo dos Jogos do Centenário, em que as equipes de outras Apcefs do Brasil poderão disputar várias modalidades com os times da associação paulista. Os jogos vão ocorrer sempre em finais de semana no clube de Interlagos (Cecom), com data a ser definida no próximo semestre.
Fonte: Fenae Net