Bancários denunciaram falta de funcionários e atendimento precário
Os bancários da Bahia lançaram, nesta quarta-feira (12), no Banco do Brasil do Comércio, em Salvador, a campanha salarial 2015. Durante o ato, os trabalhadores chamaram atenção para o alto lucro dos bancos – Itaú, Bradesco e Santander obtiveram ganho de R$ 24 bilhões no primeiro semestre – e a falta de condições de trabalho e atendimento nas agências.
Diversas unidades estão em situação precária. Sem falar no número reduzido de funcionários para prestar atendimento com eficiência. Em muitos casos, a demora ultrapassa uma hora. Vale lembrar que uma legislação municipal obriga as empresas a prestarem atendimento em, no máximo, 15 minutos.
Mais contratações para acabar com os problemas está entre as prioridades da campanha salarial. O assunto, inclusive, é pauta da primeira rodada de negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), marcada para o dia 19 de agosto, das 9h às 17h, em São Paulo.
A categoria também reivindica reajuste salarial de 16% (aumento real de 5,7% mais a reposição da inflação), investimento em segurança para coibir os ataques. Na Bahia, neste ano, foram 147 ocorrências. Tem ainda combate a terceirização e cuidados com a saúde.