(São Paulo) Uma série de eventos marcam nesta semana, o 28 de Abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi adotada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho. A partir daí, a proposta ganhou força com a adesão de diversas organizações sindicais, instituições governamentais e movimentos sociais de todo o mundo. No Brasil, a data entrou no calendário nacional em 2005, através da lei 11.121/05 de autoria do ex-Deputado Federal Roberto Gouveia, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Os inúmeros eventos promovidos pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, instituições governamentais, organizações sindicais e entidades de portadores de doenças ocupacionais, constróem a Semana Estadual de Saúde do Trabalhador em São Paulo e ajudam a consolidar a Renast – Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador. As ações integradas contribuem ainda para informar e, ao mesmo tempo, envolver a sociedade no debate sobre a saúde dos trabalhadores brasileiros.
Debates na Assembléia Legislativa
Em São Paulo, uma das principais atividades em torno do Dia 28 de Abril acontecerá na Assembléia Legislativa, no próximo dia 26 (quinta-feira), com a realização dos debates "Crescimento Econômico e Saúde e Segurança do Trabalhador" e "Mídia e Saúde e Segurança do Trabalhador". O evento será realizado no Auditório Franco Montoro, das 8h30 às 18h00. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no sítio da Fundacentro.
Movimento Luto e Luta
A data também será lembrada pelo Movimento Luto e Luta – um grupo de acidentados, doentes e segurados – no próximo dia 27 de abril (sexta-feira). As atividades terão início na Praça da República, em frente ao Colégio Caetano de Campos, às 10 horas. Em caminhada, os manifestantes seguirão até a Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo, onde um ato em frente ao Teatro Municipal encerrará a programação.
Está também prevista entrega de carta às autoridades da Saúde e da Previdência Social, entre outras. O documento pede "mais saúde, menos acidentes e doenças de trabalho, mais cidadania, cumprimento de leis, humanização de perícias e ética". Contatos com a comissão organizadora: Eduardo: – tel (11) 7233-6685; Ildenor – tel (11) 9571-3251; Cida – tel (11) 8255-4366; e Carlos – tel (11) 8201-5811 ou ainda [email protected]
Exposições no Metrô
Na estação Itaquera do Metrô paulistano (Zona Leste), a exposição "300 Anos Bernardino Ramazzini" apresenta painéis fotográficos com textos extraídos do livro “As doenças dos Trabalhadores” de Bernardino Ramazzini, publicado em 1700. Ilustrações das profissões da época, reprodução das capas em outros idiomas e diversos documentos compõem a mostra. Já na Estação Capão Redondo (Zona Sul), o tema é "O Trabalho no Feminimo", com imagens que revelam a crescente participação da mulher no mercado de trabalho e a sua contribuição em diferentes profissões. Ambas as exposições, promovidas pela Fundacentro, vão até o dia 30 de abril.
Spots de rádio
Um CD com uma série de spots alusivos ao 28 de abril está sendo encaminhado aos Cerests de todo o país para que as coordenações busquem espaço de veiculação das peças junto às emissoras de rádio locais. O material, produzido pela Oboré para o Cerest/SP, repete a experiência bem-sucedida do ano passado, e ajuda a estreitar os laços dos Centros de Referência com os radialistas. A parceria com os meios de comunicação é fundamental para ampliar a discussão sobre os temas referentes a saúde do trabalhador e disseminar informações que ponham a sociedade a par dos problemas que provocam os adoecimentos e mortes no trabalho.
Bancários lançam Revista de Saúde
Como parte da campanha lançada no dia 28 de fevereiro deste ano, por ocasião do Dia de Prevenção às LER/Dort, que reivindica pausas no trabalho – de 10 minutos a cada 50 trabalhados – como medida de prevenção às doenças por esforços repetitivos, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região fará o lançamento, no próximo dia 30 de abril (segunda-feira), da Revista de Saúde – 10 Minutos Pra Você. O evento será realizado no Café dos Bancários – Edifício Martinelli – Rua São Bento, 413 – próximo ao Metrô São Bento – São Paulo/SP – à partir das 18h30. Mais informações: Tel (011) 3188-5270.
Ato na Paulista
As várias entidades que integram o Movimento 28 de Abril realizarão, no dia 27 de abril (sexta-feira), manifestação para lembrar os trabalhadores mortos e adoecidos pelo trabalho. O ato acontecerá em frente à Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – próxima à saída do Metrô Trianon-Masp, às 10 horas.
Fonte: CEREST/SP