(Salvador) Para marcar o Dia Internacional da Mulher, os diretores e diretoras da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e do Sindicato da Bahia visitaram hoje, pela manhã, os bancos em Salvador para homenagear e parabenizar as bancárias. As trabalhadoras foram presenteadas com um bloco de anotações customizado com a marca da Campanha de Combate ao Câncer de Mama, adotada pelo Sindicato.
À tarde, houve uma grande passeata em combate às desigualdades, nas ruas do Centro da cidade, promovida pela CUT-BA. A atividade visou chamar a atenção da população e das autoridades para os problemas enfrentados pela mulher como a violência doméstica e a discriminação. O lema da passeata foi “Em defesa da vida e da valorização do trabalho da mulher”.
Além da manifestação em homenagem às mulheres, durante a passeata foram realizados protestos contra a visita do presidente norte-americano, George W. Bush. Esta foi uma grande oportunidade para mostrar o repúdio do povo brasileiro contra o imperialismo e as ações de terror que os EUA vêm impondo sobre os povos de diversas nações
Itabuna
O Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, em comemoração ao 08 de março, Dia Internacional da Mulher, distribuiu rosas para as bancárias, estagiárias e terceirizadas, acompanhadas de uma mensagem de luta, alusiva ao dia. Algumas agências, através de sua administração fez programação parecida, a Superintendência da Caixa, por exemplo exibiu um vídeo de 3 minutos, gravado pela presidente do banco, Maria Fernanda, os demais bancos ofereceram café da manhã para seus funcionários, em especial as mulheres.
À tarde, o Sindicato organizou em praça pública um ato em Defesa da Vida e da Valorização do Trabalho da Mulher, especialmente da mulher bancária vítima do assédio moral, sexual e das doenças do trabalho. À noite, a partir das 19 horas, o Sindicato têm um encontro marcado com as mulheres da categoria bancária, na pizzaria La Lucca, para a "Noite das Bancárias", ao som aconchegante da nossa MPB, na voz de Cida Berger. Também teremos recital de poesias, sempre alusivos ao dia e às mulheres.
Fonte: Feeb Ba/SE e Seeb Itabuna