(São Paulo) A instalação da Comissão de Conciliação Prévia (CCP) do Banco Brasil em São Paulo foi aprovada em assembléia no dia 30 de novembro. A partir de agora, os ex-bancários do BB podem agendar consultas com os advogados do Sindicato no âmbito da CCP, cujo objetivo é buscar a conciliação e a solução de conflitos trabalhistas envolvendo o banco e seus antigos funcionários.
A CCP dispensa necessidade de ingressar com ações judiciais. Por meio dela, podem ser tratadas questões como hora-extra, 7ª e 8ª horas, desvio de função, entre outras.
Esses mecanismos de resolução de pendências de contratos de trabalho – que nos bancos privados são chamados de CCV (Comissão de Conciliação Voluntária) – já estão em funcionamento para ex-bancários do Itaú e do Unibanco. Os resultados conquistados até agora com a instalação das primeiras CCV´s são positivos e devem se estender para outros bancários.
“Essa é mais uma opção que traz agilidade, resultado e resgata direitos dos trabalhadores. Representa um avanço, que estará à disposição dos bancários do BB em todo o país. Com a CCP, em vez de o bancário recorrer à Justiça, caso ele queira, pois a comissão é voluntária, os problemas podem ser resolvidos em até 30 dias”, diz o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.
Serviço
As entrevistas com advogados já podem ser marcadas pelo Central de Atendimento do Sindicato no 3188-5200 ou direto na sede na entidade instalada na Rua São Bento, 413.
Fonte: Elisângela Cordeiro – Seeb SP