O mês de janeiro ainda não acabou, mas já registra um índice preocupante de ataques a bancos no Rio Grande do Sul. A situação tem preocupado o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, que exige providências por parte dos bancos e do Estado, no que se refere à segurança pública.
Até terça-feira, dia 19, foram 12 ataques, o triplo do registrado em janeiro de 2009. Os últimos casos ocorreram ao Banrisul, Real, City Bank, Itaú e Sicredi (duas agências).
Banrisul
A agência do Banrisul do bairro Menino Deus sofreu o terceiro ataque em uma semana. No domingo à noite, dia 17, o prédio foi arrombado. Os assaltantes quebraram a janela de vidro, sem grades, e furtaram monitores de computador e televisão.
O SindBancários e a Federação dos Bancários têm denunciado e pressionado os representantes da diretoria do Banrisul para que providenciem melhorias na agência, pois só a troca do vidros quebrado não está resolvendo o problema. Medidas também devem ser tomadas pelo Estado, uma vez que há incidência ataques em outros bancos do bairro
O SindBancários e a Feeb-RS levarão a Campanha Tudo tem Limite – Tolerância Zero com a violência nos bancos para buscar alternativas para enfrentar o problemas com os trabalhadores(as).
Banco Real
Pelo menos três assaltantes explodiram o caixa eletrônico da agência do Banco Real da avenida Ramiro Barcelos, em Porto Alegre, na madrugada desta terça-feira. De acordo com o relato de testemunhas, o grupo teria fugido em um veículo vermelho. O valor roubado não foi divulgado. No momento do assalto, não havia ninguém na agência.
Itaú
Criminosos arrombaram dois caixas eletrônicos da agência do banco Itaú na Vila Rosa, em Canoas, na manhã desta terça, dia 19. Segundo a Brigada Militar, os equipamentos foram abertos com maçaricos. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Sicredi
Duas agências do Sicredi foram alvo da insegurança na segunda. O primeiro ataque ocorreu em Hulha Negra, município localizado na região Sudoeste do Estado. Já o segundo foi no final da tarde, no centro de Porto Alegre. Dois homens, um deles armado, entraram na agência do Sicredi da Travessa Francisco Leonardo Truda. Os criminosos fugiram levando dois malotes. Ninguém ficou ferido durante a ação. A Brigada Militar realizou buscas na região, mas não encontrou os assaltantes.
Citibank
O caso mais violento movimentou Porto Alegre. Quatro integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foram presos por volta do meio-dia, após perseguição e confronto com a Brigada Militar. Outros dois conseguiram fugir do cerco montado pelos PMs após o roubo da agência do Citibank na avenida Carlos Gomes, no bairro Petrópolis. Três dos detidos encontravam-se foragidos. Todos eram paulistas e tinham antecedentes criminais por assaltos a bancos.
Os detidos, que teriam chegado no domingo passado e se hospedado em um hotel na avenida Farrapos, foram encaminhados ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Um dos acusados é irmão de um dirigente do PCC e estava sendo procurado pelo Deic de SP após uma onda de assaltos na capital paulista no segundo semestre do ano passado. Os últimos ataques contra agências do Citibank, por parte da quadrilha capturada em Porto Alegre, foram registrados em novembro, sendo um em São Paulo (SP) e outro em Curitiba (PR).
Com os detidos, os policiais militares do 11º BPM e do 9º BPM apreenderam duas pistolas calibres 380 e 9 milímetros, dois revólveres calibres 38 (um dos quais do vigilante da agência bancária assaltada); uma pistola de brinquedo; uma granada de efeito moral e ainda uma quantia em dinheiro, em Real e em Euro.
Veja a estatística dos ataques a bancos no RS no mês de janeiro:
1. Dia 10: Banrisul – Porto Alegre (agência Menino Deus) – roubo
2. Dia 10: Santander – Porto Alegre (agência Menino Deus) – roubo
3. Dia 13: Banco do Brasil – Porto Alegre (agência Azenha) – roubo
4. Dia 13: Banrisul – Porto Alegre (agência Menino Deus) – roubo
5. Dia 13: Banco do Brasil – Palmares do Sul – assalto
6. Dia 14: Unibanco – Porto Alegre (agência Praia de Belas) – arrombamento
7. Dia 17: Banrisul – Porto Alegre (agência Menino Deus) – arrombamento
8. Dia 18: Citibank – Porto Alegre (agência Carlos Gomes) – assalto
9.Dia 18: Sicredi – Hulha Negra – assalto
10. Dia 18: Sicredi – Porto Alegre (agência Leonardo Truda): assalto
11. Dia 19: Banco Real – Porto Alegre (agência Ramiro Barcelos) – arrombamento
12. Dia 19: Banco Itaú – Canoas (agência Vila Santa Rosa) – arrombamento