(Recife) Associados da Bandeprev – fundo de pensão dos empregados do antigo Bandepe – realizam nesta quarta, dia 6, uma assembléia para definir como os bancários vão reagir à determinação do ABN de extinguir a fundação.
Os associados foram informados, no final do mês passado, sobre a retirada de patrocínio por parte do banco. “Significa o fim de uma fundação que é superavitária desde 98, sem jamais receber quaisquer recursos por parte do ABN”, lembra João Carlos Melo, secretário de Administração do Sindicato de Pernambuco e integrante do Conselho Deliberativo da fundação.
Para quem está na ativa, as opções deixadas pelo ABN foram a migração para o Holandaprev, que traz muito menos vantagens que a fundação do antigo Bandepe, ou o saque de toda a contribuição. Para os aposentados, além desta última opção, o banco informou que está criando um fundo no HSBC.
Embora o ABN garanta que aposentados e pensionistas continuarão recebendo o mesmo valor, desde já, há várias perdas: “A Bandeprev, além do benefício em dinheiro, oferece em sua sede trabalhos sociais para o pessoal da terceira idade: cursos, oficinas e eventos; além de disponibilizar uma carteira de empréstimos com juros especiais. Tudo isso pode deixar de existir”, explica João Carlos.
A assembléia é às 19 horas, na sede do Sindicato.
Vai uma bananinha aí?
Dirigentes do Sindicato de PE e delegados sindicais distribuíram nesta terça, 5 de setembro, 1.000 bananas a clientes e usuários do Bradesco, Itaú e Unibanco. Populares que circulam pela Conde da Boa Vista, centro do Recife, paravam para perguntar o preço da fruta, e, claro, achavam muito mais divertido quando a recebiam de graça. A avenida é um dos principais corredores de transporte coletivo da área central, e até motoristas, cobradores e passageiros entraram na festa.
Brincadeiras à parte, a manifestação serviu para alertar à população sobre a possibilidade de greve, caso se mantenha a intransigência patronal.
Fonte: Seec PE