Acontece neste sábado (23), às 9h30, a assembleia nacional dos funcionários do Banrisul, no auditório do Ritter Hotel (Largo Vespasiano Júlio Veppo nº 55, em frente à Rodoviária), no centro de Porto Alegre. O evento está sendo organizado pela Fetrafi-RS com os sindicatos filiados.
A pauta única do encontro é o novo plano de carreira, que vem sendo discutido pela categoria nos últimos dois anos, através do Grupo de Trabalho, composto por dirigentes e delegados sindicais; dois seminários nacionais; e na Comissão Paritária, que envolve representantes dos empregados e do banco.
Na reunião da Comissão Paritária no último dia 13, não houve avanços. O banco manteve sua proposta de enquadramento pelo salário – e não por tempo de serviço, como propõem os bancários -; bem como o tamanho da tabela no que se refere ao merecimento: quatro níveis, em vez dos seis propostos pela categoria.
Outro desacordo está no interstício de 5% a cada três anos, enquanto os bancários propõem 7% a cada dois anos.
Quanto ao piso Banrisul, o banco somente deve apresentar uma proposta concreta na próxima semana, frustrando a expectativa de a assembleia do dia 23 analisar o conteúdo.
O principal acordo encontra-se no ponto avaliação. Deve ser formada uma comissão paritária para essa finalidade após a implantação do novo quadro.
O prazo para elaboração e aprovação do novo plano de carreira esgota-se no próximo dia 31. A mobilização já começou no último dia 7, com o Dia Nacional de Luta dos Banrisulenses.
Essa conjuntura torna ainda mais importante a participação dos banrisulenses na assembleia nacional. É, pois, hora de mobilização dos bancários para fazer valer as suas reivindicações.