Bragança Jornal Diário
Moradores da pacata cidade de Piracaia, a aproximadamente 40 quilômetros de Bragança Paulista, que abriga cerca de 26 mil habitantes, passaram por momentos de terror na madrugada do último sábado(15) . Como numa produção hollywoodiana, bandidos fortemente armados estouraram caixas eletrônicos de quatro agências bancárias. Duas pessoas foram atingidas em tiroteio.
De acordo com as informações da polícia, um grupo de aproximadamente 30 pessoas, fortemente armado com fuzis de uso restrito, e bem organizado, agiu em diversos pontos da cidade simultaneamente. A ação criminosa teve início por volta da 1h30 da madrugada de sábado.
A entrada principal da cidade foi fechada por cerca de seis indivíduos, que abordavam quem chegava e quem saía e colocavam essas pessoas deitadas, como reféns, dentro de um posto de gasolina ali existente.
Dois carros que não atenderam a ordem de parada foram alvejados por disparos de armas de fogo de diversos calibres, com duas vítimas: a jovem B. B., 17 anos, levou um tiro de raspão na cabeça, foi encaminhada à Santa Casa daquela cidade, onde foi medicada e liberada; e Redine Gonçalves de Godoy Galdino, 22 anos, este ferido com mais gravidade, pois levou tiros no ombro e no braço, foi conduzido ao HUSF, mas não corre risco de morte.
Os ladrões ainda fecharam as ruas que dão acesso aos bancos para facilitar a ação dos demais integrantes da quadrilha, que arrombavam e colocavam explosivos nos caixas eletrônicos. Os bandidos invadiram quatro agências bancárias: Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil e estouraram 13 caixas eletrônicos e subtraíram valores em dinheiro, cujo montante ainda não foi levantado.
Dentro de cada saguão de acesso às agências bancárias foram localizados vergalhões de ferro utilizados como alavanca, e provavelmente usados para a abertura dos caixas e colocação dos explosivos, sendo que só dentro do banco Itaú havia três destes vergalhões.
No Bradesco foi localizada uma mochila preta com algumas ferramentas e um rolo de fita adesiva. Dentro das agências bancárias, no chão, foram localizadas algumas cédulas parcialmente danificadas.
A base da Polícia Militar também foi alvo de disparos e uma viatura foi atingida. Foram apreendidos cerca de 82 cartuchos deflagrados, de calibres 556, 7.62 e 380.
No interior da agência do Itaú foi localizada uma “banana” de dinamite, sendo acionado o Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar (GATE) para a sua retirada.
O delegado seccional de polícia de Bragança, Antônio José Pereira, juntamente com delegados e investigadores da Seccional, Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e de Piracaia, estiveram no local para as providências cabíveis.
Segundo Pereira, as investigações já iniciaram e num primeiro momento imagens das câmeras de segurança de comércios e estabelecimentos serão recolhidas para identificação dos criminosos.
O caso será investigado pela DIG de Bragança Paulista, com o apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 2) de Campinas, sob a coordenação da Seccional.