Uma agência do Itaú que ficava aberta ao público das 11h às 19h vai passar a funcionar das 9h às 16h, depois da pressão do Sindicato dos Bancários de São Paulo que paralisou as atividades da unidade no dia 12 de agosto. A mudança vai ocorrer a partir da próxima segunda-feira 25.
Com apenas três bancários, sendo que um deles ficava sozinho ao final do expediente, a unidade se localiza no Jardim São Lourenço, em Sapopemba, região cuja ação da criminalidade é constante. “Só no ano passado foram três assaltos e a agência é alvo de saidinhas de banco”, descreve o diretor do Sindicato, Sérgio Lopes, o Serginho.
Por conta dos poucos contratados, da falta de turnos e da insegurança, o Sindicato pedia a mudança de horário. Os funcionários foram informados da alteração, na segunda 18. “Foi positivo, pois o banco ficava aberto depois das 18h, quando todo o comércio já estava fechado, algo muito perigoso tanto para bancários quanto para clientes”, afirma Serginho.
Horário estendido
O Itaú ampliou a extensão do período de atendimento da agência quando, em vez de atender por seis horas, das 10h às 16h, passou a funcionar oito horas, das 11h às 19h. “Os trabalhadores preferem trabalhar mais cedo, das 9h às 16h, para não correr riscos de noite. O Itaú cedeu à nossa reivindicação, mas manteve o horário estendido, para o qual reivindicamos mais trabalhadores e turnos”, explica Serginho.
De acordo com dados do Itaú, são cerca de 700 agências em todo o Brasil, sendo 144 na cidade São Paulo, que têm o atendimento estendido atualmente. Nesse horário, chamado pela instituição financeira de “diferenciado”, as agências ficam abertas também das 9h às 16h ou das 12h às 20h.
“Para atender bem o cliente, o Itaú precisa contratar mais e dar condições para o bancário trabalhar com tranquilidade e segurança”, completa o diretor do Sindicato.