Agência superlotada: retrato do descaso com bancários, clientes e sociedade
A onda de demissões realizada pelo Itaú trouxe reflexos para os clientes e a população de Cuiabá. As reclamações de demora no atendimento e a superlotação de agências são crescentes após medidas de corte de pessoal adotodas pelo banco, apesar do lucro recorde de quase R$ 11 bilhões somente nos primeiros nove meses de 2011.
Clientes indignados com a situação procuraram o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) nesta semana para reclamar, além de bancários que denunciam a sobrecarga de trabalho em razão do acúmulo de atividades e do maior número de clientes para atendimento.
O diretor do SEEB-MT e funcionário do Itaú, Natércio Brito, esteve em algumas agências de Cuiabá, registrou a superlotação das agências e ouviu as reclamações e a insatisfação de clientes e bancários.
Segundo o dirigente sindical, a situação do banco é de caos com funcionários adoecendo com a sobrecarga de trabalho e clientes reclamando da demora no atendimento.
“Há caso de bancários que ficam sem almoçar para atender a demanda que aumentou devido as demissões injustificadas. Enquanto o Itaú lucra bilhões de reais, a população e os bancários sofrem as consequências da ganância do banco”, diz Natércio Brito.
Apesar das propagandas do Itaú afirmaram que tem responsabilidade social, o Sindicato questiona a teoria e projeta ações sindicais para que a onda de demissões não continue em 2012 e as contratações ocorram, para que os clientes sejam bem atendidos e os funcionários trabalhem com dignidade sem sobrecarga de trabalho.