Os funcionários do HSBC no município de Osasco que tiveram de trabalhar em 19 de fevereiro de 2009, aniversário da cidade, terão de receber hora extra com percentual de 100%.
O pagamento é resultado da ação que o Sindicato dos Bancários de São Paulo moveu contra todas as instituições financeiras que utilizaram uma liminar da federação dos bancos (Febraban) para que suas agências e concentrações funcionassem normalmente no feriado municipal.
“É a segunda decisão favorável aos trabalhadores e esperamos que o mesmo aconteça com os demais bancos. As instituições financeiras desrespeitaram o feriado local e fizeram seus funcionários trabalhar nesse dia. Assim, nada mais justo que eles recebam em dobro pela jornada”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.
A decisão do pagamento de horas extras com percentual de 100% foi dada pelo juiz Fábio Augusto Branda, da 3ª Vara do Trabalho de Osasco. Ainda cabe recurso.
O HSBC é a segunda instituição financeira condenada pela Justiça. A primeira foi o Banco do Brasil que também terá de remunerar em 100% as horas trabalhadas pelos seus funcionários em 19 de fevereiro do ano passado.
Prefeitura
A prefeitura do município de Osasco também recorreu da ação da Febraban e aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal.