Almir Aguiar recebe diploma Zumbi dos Palmares por combate ao racismo

Condecoração foi concedida pela Assembleia Legislativa do RJ

O presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Almir Aguiar, recebeu na quarta-feira, dia 21, pela segunda vez consecutiva, o Diploma Zumbi dos Palmares, pelo combate ao racismo. A homenagem foi realizada pela Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O prêmio foi entregue no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes.

Outros dois grandes homenageados na Alerj foram o ex-deputado federal, Carlos Alberto de Oliveira, conhecido como Caó, criador da Lei 7.716/89. A norma, conhecida como Lei Caó, classifica o racismo como crime inafiançável e João Cândido, o “Almirante negro”, que recebeu a honraria “post mortem” entregue a seu filho Adalberto Cândido.

Almirante Negro

Conhecido como Almirante Negro, João Cândido Felisberto, a bordo do encouraçado Minas Gerais, foi o líder da revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1910 contra as sessões de tortura que os marinheiros eram vítimas.

Após o motim, a Marinha abole “oficialmente” os castigos físicos, mas João Cândido é expulso da corporação e constantemente perseguido por oficiais, que impedem a continuidade da vida profissional de Cândido como timoneiro ou carregador de embarcações particulares. Ele morreu como pescador aos 89 anos, em 1969, no Rio de Janeiro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram