(São Paulo) Foi lançada nesta terça-feira em São Paulo a IV Marcha Nacional da Classe Trabalhadora. Representantes de sindicatos ligados à CUT, dentre eles o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região entregaram a Agenda dos Trabalhadores pelo Desenvolvimento com Distribuição de Renda após uma grande carreata pela cidade.
Cerca de 230 carros levando aproximadamente 1.600 pessoas com faixas e bandeiras deixaram a sede da CUT por volta das 9h30 em direção à Assembléia Legislativa. Lá foram recebidos em um ato no Salão Nobre pelo presidente da Casa, o deputado Vaz de Lima, que recebeu a agenda ao lado de dezenas de parlamentares.
Após deixarem a Alesp, a carreata seguiu para a Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho de São Paulo e seus representantes foram recebidos pelo titular da pasta, Guilherme Afif Domingos, que também recebeu o documento.
A agenda possui quatro eixos: desigualdade e concentração de renda, desemprego e mercado de trabalho, capacidade do Estado em promover o desenvolvimento, a democracia e participação popular.
“O Estado tem de se pautar pela agenda dos trabalhadores. Queremos debates, legislações e ações que levem em conta as necessidades e os direitos dos trabalhadores. O verdadeiro desenvolvimento só acontece com distribuição de renda e responsabilidade social”, disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato, que esteve presente à manifestação.
No dia 5 de dezembro, a IV Marcha será em Brasília, as reivindicações nacionais dos trabalhadores neste ano são: redução da jornada de trabalho sem reduzir salários, mais e melhores empregos, combate à terceirização, ratificação da convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o fortalecimento da seguridade social e das políticas públicas.
Fonte: André Rossi – Seeb SP