Semana passada, na viagem que a direção do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE) faz constantemente ao interior do Estado, os diretores constataram situações inacreditáveis nas agências bancárias. Em Propriá, na Caixa Econômica, (onde pessoas já desmaiaram pela demora no atendimento), trabalham oito bancários e oito estagiários. Segundo a lei trabalhista, o número de estagiários está acima do permitido.
Para piorar a situação, no início de janeiro vão sair seis dos oito estagiários. “Esperamos que a Caixa convoque os concursados que estão há tanto tempo na lista de espera”, cobra o diretor do Sindicato Adêniton Santana. A Caixa ampliou o prazo de validade do concurso por mais um ano, mas, até agora, não temos notícias de que algum concursado tenha sido chamado para trabalhar.
No Banco do Brasil de Porto da Folha, a situação não é diferente. Na agência são lotados seis funcionários, mas durante a visita dos diretores do Seeb/SE ela estava operando com apenas três. “Em Nossa Senhora de Lourdes também estavam trabalhando apenas três funcionários”, acrescenta o diretor Renato Carvalho.
O Banco do Brasil também ampliou o prazo de validade do concurso, após mobilização realizada pelo Sindicato com os concursados, mas está chamando os aprovados a conta-gotas, muito lentamente. Esperamos que a autorização para chamar mais bancários também atenda o Estado de Sergipe. O Sindicato realiza mais uma reunião com os concursados do BB e da Caixa, no próximo dia 12, às 9h.
“Durante a campanha salarial passada, enfatizamos esse tema como prioridade. Houve compromissos do BB e da Caixa. O Banese também firmou compromisso em realizar concurso até o final do primeiro semestres de 2011. Não descansaremos. Queremos mais bancários já!”, reforça o presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza.
No Banese, também de Porto da Folha, o sofrimento maior está no ar-condicionado, que está quebrado há meses. Os bancários e clientes não estão suportando o calor que faz na região. Que tal o diretor-administrativo ficar um dia inteiro dentro daquela agência?