(Belém) Mais um assalto entra na estatística da insegurança bancária no Pará. Desta vez o alvo foi a agência do Itaú da 15 de Novembro, bairro do Comércio, em Belém. Esta foi a décima ação de quadrilhas em bancos do Estado este ano. Nesta terça-feira (11/09), cinco homens, três deles armados, entraram na agência aproveitando que a porta de segurança havia sido destravada para permitir a entrada de uma cliente.
Após o assalto, a agência foi fechada e o banco disponibilizou o atendimento médico e psicológico para os trabalhadores. Entretanto o Itaú se nega a emitir a Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), necessária para resguardar os direitos dos trabalhadores caso aconteçam problemas de saúde que podem ser desencadeados por estas situações traumáticas.
O diretor administrativo do Sindicato dos Bancários PA/AP, Everton Silva, que também é funcionário do Itaú, orienta os trabalhadores a informarem imediatamente o Sindicato quando acontecerem assaltos, tentativas de assalto nas agências e postos bancários ou ainda sequestro de bancários e familiares. “O Sindicato vai fazer o acompanhamento da situação para assegurar que o banco siga os procedimentos necessários para assegurar a saúde dos trabalhadores”, esclarece.
“O Seeb-PA/AP dispõe de uma Comissão de Segurança Bancária que acompanha os casos e exige dos bancos o fechamento das agências e o atendimento médico e psicológico aos trabalhadores, por isso é fundamental que sejamos informados quando acontecerem assaltos e sequestros”, ratifica Maria Gaia, diretora de Comunicação e membro da Comissão.
Fonte: Seeb PA/AP