Um dia após ameaçar os países da Zona do Euro com um rebaixamento da nota de crédito, a agência de classificação de risco Moodys volta sua atenção aos bancos da região.
A agência colocou em revisão, com viés de rebaixamento, a nota da dívida subordinada de 87 bancos europeus, em 15 países. O maior número de instituições em revisão se encontram na Espanha, Itália, Áustria e França.
Dentre os bancos em revisão, aparecem listados BNP Paribas, Crédit Agricole, HSBC, BBVA, Credit Suisse, UBS e Santander.
De acordo com a agência, a revisão é justificada pela dificuldade cada vez maior de financiamento dos países da Zona do Euro, bem como a ausência de propostas entre as autoridades para proteger os detentores de títulos subordinados.
“A Moody avalia que o apoio à dívida subordinada na Europa está se tornando cada vez mais imprevisível, com uma combinação de mudanças antecipadas nas políticas e restrições financeiras”, afirma comunicado da instituição.
A dívida subordinada refere-se aos títulos que possuem a menor prioridade de pagamento no caso de uma insolvência da instituição devedora.
Na segunda-feira 28, a Moodys divulgou comunicado alertando que, caso os mercados de crédito não se estabilizem, será realizado um “reposicionamento” das notas de crédito de todas as economias do euro, a partir do primeiro trimestre de 2012.