(Fortaleza) Na tarde da última terça-feira, 13 de fevereiro, a Diretoria da AFBNB se reuniu com o presidente do Banco, Roberto Smith, no Gabinete da Presidência. O principal assunto tratado foi a ampliação da parceria entre a Associação e o BNB, visando o fortalecimento da Instituição e o desenvolvimento do Nordeste. Os diretores aproveitaram a oportunidade para expor várias demandas de interesse do funcionalismo, a exemplo do pagamento da PLR, ajustes no PCR, solução dos vales-transportes, dentre outras.
O presidente da AFBNB, José Frota de Medeiros, entregou o plano de governo da gestão a Roberto Smith e apresentou os demais diretores. Ele ressaltou que o cenário nacional aponta para uma nova perspectiva para o desenvolvimento do País e a AFBNB quer ser sujeito deste processo. "Queremos deixar claro o nosso propósito de apoiar tudo o que tenha foco no fortalecimento do BNB e no desenvolvimento do Nordeste, especialmente nesse momento em que o Banco está sendo demandado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)", disse.
O presidente do banco, Roberto Smith, por sua vez, disse que o BNB estava recebendo toda aquela carga de reivindicações, mas trabalha com uma série de restrições. "Somos abertos a críticas aonde os processos não chegaram aos objetivos esperados", garantiu ele. Dentro desse esforço de maior aproximação com o Banco, Smith sugeriu à Diretoria da AFBNB que analisasse de forma mais apurada os números do BNB e seus problemas. "O Banco caminha dentro de uma linha onde as folgas são muito pequenas; não dá para atender tudo", ressaltou, acrescentando que fará todo o possível para ir de encontro aos anseios do corpo funcional.
Ao final da reunião, ficou acertada a efetivação do relacionamento institucional entre o Banco e a AFBNB, através de reuniões sistemáticas com a Direção da empresa. A primeira reunião será marcada com o diretor administrativo do BNB, Victor Samuel. As questões essencialmente corporativas serão tratadas no âmbito da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, da qual a AFBNB é entidade integrante.
Após a conversa com Roberto Smith, a superintendente de DH se reuniu informalmente com a Diretoria da AFBNB e adiantou alguns informes de interesse dos funcionários. De acordo com ela, os caixas executivos serão efetivados na função na próxima sexta-feira, com todos os direitos de comissionados. Quanto aos aposentáveis, Zilana garantiu que o Banco não está obrigando ninguém a se aposentar por conta da mudança de posicionamento do STF. A questão está sendo discutida e será regulamentada em breve através de norma interna.
Quando indagada sobre o processo de rodízio dos gestores, a superintendente informou que este é baseado em três critérios: resultado da unidade, avaliação de desempenho e limitação de 4 anos na função. "O PCR traz esses critérios e fazemos tudo por concorrência", disse. Por fim, Zilana informou que o balanço do BNB será divulgado até o dia 27 de fevereiro. A assembléia geral de acionistas, para a aprovação do balanço, deverá acontecer no final de março. Dessa forma, o pagamento da PLR deverá sair no começo de abril.
Sobre os vales-transportes, Zilana informou que os funcionários devem guardar os recibos dos deslocamentos casa-trabalho-casa, pois o Banco irá ressarci-los após a assinatura do acordo coletivo. A superintendente de DH destacou, ainda, que o salário deste mês será creditado na conta dos funcionários na próxima sexta-feira à noite, antes do período de carnaval.
Fonte: AFBNB