A Campanha Nacional 2015 tem como pauta a reivindicação de 16% de reajuste
No 4º dia de greve, os bancários da Paraíba mantêm o alto índice de adesão em defesa da pauta de reivindicações da categoria, com a paralisação de 91.49% das agências na base do Sindicato dos Bancários da Paraíba.
Logo no primeiro dia de greve, a adesão nos bancos públicos foi de 96,59%, sendo: 100% no interior e 94,23% na capital. Nos bancos da rede privada, a adesão foi de 83,02%, sendo 97,50% na capital e 38,46% nas agências do interior do estado.
Sobre a grande adesão logo no primeiro dia de paralisação, o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques, mostrou-se otimista com a disposição de luta dos bancários paraibanos e afirmou: “Estamos acostumados com a postura combativa dos nossos representados. Entretanto, nos surpreendeu o grau de insatisfação dos bancários, bem como a indignação com a mesquinhez dos banqueiros, ao tentar ressuscitar o famigerado abono que deprecia os salários.”
A Campanha Nacional 2015 tem como pauta a reivindicação de 16% de reajuste salarial, melhores condições de trabalho, mais contratações, fim de metas abusivas, segurança, saúde e fim da terceirização, alguns desses temas tidos como os Sete Pecados do Capital, tema da campanha.
Para Marcos Henriques, a categoria precisa continuar na luta contra os pecados do capital e intensificar a mobilização até arrancar uma proposta decente dos banqueiros.