(Fortaleza) O Acordo Coletivo 2007/08 dos funcionários do BNB poderá finalmente ser assinado na próxima semana. A expectativa é da Superintendente de Desenvolvimento Humano do Banco, Eliane Brasil, que juntamente com o Diretor Administrativo, Osvaldo Serrano, coordenou a equipe de negociação do BNB em mais uma reunião da mesa permanente com a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB.
A reunião aconteceu dia 20/02 e foi a primeira realizada por meio de vídeo-conferência, devido a impossibilidade da delegação do Banco chegar a Maceió , face o cancelamento de vôo. Os representantes da CNFBNB Contraf-Cut participaram da vídeo-conferência na sede da Superintendência do Banco em Alagoas. Na ocasião, a Superintendente informou que o Acordo já foi autorizado pelo DEST, faltando apenas o recebimento do documento formal encaminhado por aquele Departamento de Controle de Estatais.
Com a assinatura do Acordo, o empréstimo de férias para os novos funcionários deverá finalmente ser liberado, inclusive para quem já tirou férias a partir de 1º de Setembro de 2007. A indenização das 5 folgas anuais também poderá ser efetivado a pedido do funcionário, a partir da assinatura formal do Acordo.
Acompanhe a seguir o andamento de outros assuntos abordados na negociação:
PLR
A Comissão questionou também em relação à PLR e foi informada pelo Banco de que existem 20 milhões de reais destinados para esse pagamento. Com base na informação, a Comissão quis saber, a partir desse valor, como será feito esse pagamento e se esse montante dará para pagar o adicional de PLR. A Direção da empresa declarou que ainda estão sendo feitos os cálculos finais para definição de quanto o valor poderá cobrir.
Demissões
Sobre as demissões de Pernambuco a Comissão obteve a resposta de que tudo caminha para uma solução positiva. Existe um acordo proposto que está sendo estudado pelo Banco e está caminhando positivamente.
Sobre a Demissão do funcionário Wagner Jacinto, a Comissão indagou se o Banco tinha disposição para encontrar uma solução a fim de evitar a dispensa. O Banco respondeu de forma positiva e que estava aberto para estudar as possibilidades de acordo.
Ponto eletrônico
O Ponto Eletrônico foi levado pela CNFBNB/Contraf-Cut ao Banco como uma necessidade de ser instalado em todas as unidades mas que fosse dada prioridade as agências do interior, por haver mais extrapolação da jornada de trabalho. O Banco informou que o Ponto Eletrônico e Plano de Funções são suas prioridades.
CAMED
Quanto à CAMED a Comissão obteve a resposta de que o Banco já indicou dois nomes para o GT que irá propor mudanças no Plano de custeio do fundo. A Comissão Nacional também já informou seus dois nomes, faltando apenas as indicações da CAMED.
Licença-prêmio
A Comissão cobrou uma posição sobre novas cláusulas em substituição à licença-prêmio, sendo informado de que estão sendo estudadas pelas áreas afins do Banco e que ainda não tem uma posição definida.
Plano DB da CAPEF
A Comissão solicitou ao banco que lhe enviasse um relatório resgatando as discussões do GT/CAPEF visando rever os benefícios e contribuições do Plano CD. O Banco se comprometeu apresentar esse relatório em reunião dia 27/02 em Fortaleza.
Plano de funções
Foi solicitado, mais uma vez, pela Comissão, a retroatividade de implantação a 1º de Setembro de 2007. O Banco ficou de reponder na próxima negociação.
Acesso à internet
A reivindicação do acesso aos sites do governo foi solicitada e teve como resposta do Banco que será permitido o acesso aos links de repartições públicas.
Passivo trabalhista
Indagado pela Comissão, o Banco respondeu que o Provisionamento para causas trabalhistas no balanço de 2007 reflete os cálculos do Banco. Foi agendada reunião específica sobre o assunto para o dia 25/03/08 às 15:00h em Fortaleza e mais uma rodada da mesa permanente para 26/03/08, também às 15:00h em Fortaleza.
Estiveram presentes à reunião representantes do Sindicato dos Bancários de Alagoas – Jairo França e Flávia spíndola, Pernambuco – Manoel Spinelli Filho, Campina Grande – Rostand Lucena e Roncalli , Bahia – Antônio Galindo, Fetec Nordeste – Ribamar Pacheco, AFBNB – Assis Araújo, AABNB -Miguel Nóbrega, Coordenador da Comissão Nacional/Seeb -CE – Tomaz de Aquino, representante da CONTRAF/NE – Marcos Vandaí.
Fonte: Comissão Nacional dos Funcionários do BNB – Contraf-Cut