Nesta quarta-feira, dia 16, ocorre mais um dia de manifestações em todo o país da Campanha Acorda BB – Banco para o Brasil. Lançada pela Contraf-CUT em março, a campanha tem entre seus objetivos garantir o pagamento das substituições de comissionados, o fim das terceirizações, mais contratações e aumento da dotação das dependências, mais vagas para caixas-executivos e o fim do assédio moral e das metas abusivas.
Os sindicatos de São Paulo e Brasília estão mobilizados também contra a decisão do BB de não prorrogar o concurso realizado em 2006, no qual milhares de pessoas foram aprovadas, não foram chamadas por incompetência e falta de vontade do banco e aguardam pela posse.
Em Brasília, um grande ato no Setor Bancário Sul marcará o lançamento da campanha. O evento ocorrerá das 13h às 20h. “Vamos intensificar as atividades durante o mês de abril para esquentar a campanha, porque agora é hora de darmos um fim às péssimas condições de trabalho e lutarmos por um Banco do Brasil com mais compromisso com a sociedade brasileira”, ressalta Rodrigo Britto, presidente do Sindicato e funcionário do BB. O Sindicato espalhou 15 outdoors com o tema da campanha em pontos estratégicos de Brasília e das cidades-satélite. Também foram produzidos cartazes, adesivos e camisetas.
Em São Paulo, os bancários do BB vão aproveitar as comemorações do aniversário de 85 do sindicato para realizar um ato em frente ao Complexo São João, no centro da cidade. O evento começa as 7h30, com música e bolo. “Vamos aproveitar para debater com o bancário sobre as questões relativas às condições de trabalho para conseguirmos aumentar a mobilização daqui para maio para podermos pressionar o banco”, avalia William Mendes, secretária de Imprensa da Contraf-CUT e funcionário do BB.