O Sindicato dos Bancários de São Paulo venceu na Justiça do Trabalho uma ação iniciada em 1997 contra o ex-Mercantil de São Paulo, hoje Bradesco, pelo correto pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) dos bancários. O valor total do processo é de cerca de R$ 3,9 milhões, que serão divididos entre os 1.750 trabalhadores que fizeram parte da ação coletiva.
“Essa ação tem um componente histórico: foi por conta dessa luta que começamos com a Corrida de São Pilantra, em 1998, e o primeiro vencedor foi o Mercantil. No ano passado realizamos a 13ª edição da brincadeira, que todos os anos ‘premia’ os campeões da picaretagem no ramo bancário e na sociedade. E trata-se de mais uma prova que vale a pena confiar na força do Sindicato”, explica a diretora do Sindicato, Neiva Ribeiro.
A dirigente sindical lembrou, ainda, que apenas em 2010, a Secretaria Jurídica do Sindicato recuperou R$ 52,8 milhões para os bancários por meio de ações trabalhistas e reuniões de conciliação. Foram 274 ações (individuais e coletivas) e 1.049 casos resolvidos por meio da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV). No total, foram beneficiados 2.068 trabalhadores.
Assembleia
A ação vale apenas para bancários sindicalizados, apesar de o Sindicato ter entrado com a ação para que todos os bancários envolvidos fossem beneficiados. “O juiz decidiu pelo pagamento apenas aos sócios, mas nossa reivindicação era de justiça para todos”, esclarece Neiva.
Nesta quarta-feira 13, às 19h, acontece uma assembleia no Auditório Azul do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro), para referendar a decisão.