Para comemorar seu aniversário de 93 anos, celebrados em 16 de abril, o Sindicato promoveu uma festa diferente na cidade de São Paulo. Na semana de 11 a 15 do mês a Praça do Patriarca, no centro, foi palco da Ação Social Sindicato Cidadão.
Durante esses cinco dias, das 10h às 18h, foram instaladas tendas com serviços de atenção à saúde, como testes de glicemia, pressão e distribuição de camisinhas; de estímulo ao emprego e empreendedorismo, à troca de livros e também à alimentação saudável; aulas de dança, contação de histórias, shows de música e cinema ao ar livre, dentre outras.
Foram milhares e milhares de pessoas, bancários ou não, que compareceram durante a semana e aproveitaram tudo o que foi oferecido. Tudo gratuito. Até a pipoca do cinema.
"A praça pública é o grande palco das lutas da classe trabalhadora. Portanto, nada mais representativo do que comemorar o aniversário de nosso Sindicato nas ruas do centro de São Paulo, ao lado dos bancários e de trabalhadores de diversas outras categoria", diz Marcelo Gonçalves, secretário de Cultura do Sindicato.
A Ação da Cidadania foi coroada em seu último dia com o corte simbólico do bolo de aniversário e distribuição de pedaços para todos que foram prestigiar o evento. Mesmo depois, as atividades continuaram animadas, até o fim do dia.
Comunicação – A ideia de promoção da cidadania também é levada adiante em projetos como a TVT (Televisão dos Trabalhadores) e a Rede Brasil Atual (www.redebrasilatual.com.br), Rádio Brasil Atual e Revista do Brasil –, veículos que contribuem com a democratização da comunicação na medida em que abordam a realidade sob a perspectiva dos trabalhadores e de outros segmentos sociais que não encontram espaço na grande mídia brasileira, concentrada nas mãos de seis famílias.