O Sindicato dos Bancários do ABC inaugurou oficialmente na última sexta, 11, sua nova sede à rua Coronel Francisco Amaro 87, no centro de Santo André. A solenidade foi marcada pela presença de autoridades políticas, sindicais, representantes da direção dos bancos, bancários e trabalhadores que ajudaram a construir a história da entidade. Os participantes destacaram a importância da categoria bancária do Grande ABC e aprovaram as instalações do espaço, consideradas modernas e confortáveis.
Durante pouco mais de uma hora o trecho da Francisco Amaro em frente ao Sindicato foi fechado ao trânsito de veículos. No palco ali montado o prefeito da cidade, João Avamileno, o deputado estadual Vanderlei Siraque, a presidenta do Sindicato, Maria Rita Serrano, o vice-prefeito de Diadema, Joel Fonseca, o deputado estadual Cido Sério, o presidente da Fetec-SP, Sebastião Geraldo Cardozo, e sindicalistas, entre outras autoridades da região, deram ênfase à trajetória da entidade (que em 2009 completa 50 anos) e resgataram seu papel na conquista de direitos trabalhistas e, conjuntamente, na luta por um Brasil democrático que respeite seus cidadãos.
Gestão
“Temos que deixar claro que este é um projeto financiado pelos trabalhadores bancários”, ressaltou Maria Rita ao falar da nova sede. “Em 50 anos do Sindicato, sendo 20 de ligação com a CUT, muitos colocaram seu tijolinho para que chegássemos até aqui”, lembrou, revelando a honra de ter se tornado a primeira mulher a presidir a entidade nessas cinco décadas. Ela também recordou seu plano de gestão ao assumir e informou o cumprimento de pelo menos três metas: o aumento no número de sócios (que atinge hoje 75% da categoria), melhorias no acordo coletivo e uma nova casa para os bancários.
Após este pronunciamento todos os presentes foram convidados a conhecer a sede, um imóvel antigo totalmente reformado e adaptado às necessidades de atendimento da categoria. Em seguida foi servido coquetel aos convidados.