(Porto Alegre) Uma das importantes resoluções aprovadas no 9º Congresso da Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul, realizado no último final de semana, no Hotel Embaixador,
Após ter sobrevivido a vários ataques sofridos dos governos neoliberais que passaram pelo Rio Grande do Sul, o Banrisul abdicou de suas funções principais que são: fomentar o desenvolvimento do Estado; atender o setor produtivo não estatal; prestar serviços às comunidades mais carentes; ser parceiro de prefeituras e desempenhar uma função grandiosa de regulador dos juros e tarifas do sistema financeiro.
Para reverter esta situação e afastar a iminente ameaça de privatização o movimento sindical defenderá, junto à sociedade gaúcha, a importância de uma instituição capaz de prestar serviços indispensáveis ao povo gaúcho e à economia do Estado.
Para resgatar o verdadeiro papel do Banrisul como banco público e torná-lo um instrumento perene a serviço da sociedade gaúcha, os delegados e delegadas do 9º Congresso da Feeb RS propõem a elaboração de um Contrato de Gestão. Um contrato debatido e aprovado pela Assembléia Legislativa, com a participação do movimento sindical e demais segmentos da sociedade, onde constem prioritariamente as políticas públicas, metas de investimentos, critérios de remuneração do Estado e forma de reinvestimento desta remuneração.
Outra proposta dos bancários é a mudança na composição do Conselho de Administração, abrindo espaço para representantes dos municípios, dos agricultores, da indústria e comércio (neste segmento incluem-se também os pequenos empreendedores), Fundação Banrisul e representantes eleitos dos funcionários.
A participação efetiva e direta dos funcionários na diretoria executiva, com a eleição de um empregado para a Diretoria de Representação e Participação (Direp), conforme garante a Constituição Estadual, também foi uma das propostas aprovadas durante o Congresso.
Os bancários querem ainda a criação de um Comitê Municipal de Usuários do Banrisul, integrado por representantes do banco, sindicatos de bancários e de entidades representativas da sociedade. Este fórum irá debater as políticas da instituição e encaminhar propostas para a melhoria dos serviços prestados.
Outra iniciativa importante é a organização de um Comitê de Defesa do Banrisul, que deverá ser estendido a todo o Estado, levando este debate para as Câmaras de Vereadores, Prefeituras, sindicatos, entidades empresariais, associações de moradores e cooperativas, buscando o apoio das comunidades.
Os delegados e delegadas deliberaram que as propostas aprovadas no 9º Congresso sejam encaminhadas ao próximo Encontro Nacional dos Banrisulenses, constituindo o tema central dos debates que nele serão travados, com o objetivo de aprofundar as proposições.
Fonte: Marisane Pereira – Feeb RS