Sob o tema “Construindo Juntos o Futuro do Banco do Brasil”, acontecerá, nos dias 6 e 8 de agosto, o 32º Congresso Nacional dos funcionários do Banco do Brasil.
O evento abrigará três mesas de debate para avaliar o “Retrato do Banco do Brasil nos últimos anos”; “O BB que queremos para o futuro do Brasil” e a “Diversidade para construir um banco realmente do Brasil”. Nesta última mesa, discussão abordará a diversidade como forma de resistência e democracia, mais inclusão para um banco com a cara do Brasil.
Entre os participantes convidados para compor as mesas estão o fundador e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares professor dr. José Vicente, a economista e técnica do Dieese Nadia Vieira de Souza e o professor universitário e político Jean Wyllys.
Representando os funcionários do BB, também palestrarão Jean Moreira Rodrigues, ex-funcionário do BB; Débora Fonseca, Conselheira de Administração do BB eleita pelos funcionários; Isabela Lemos, funcionária aposentada do BB e Carlos Augusto Vidotto, ex-funcionário do BB e ex-dirigente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. Veja a programação completa no final deste texto.
Graças a atuação dos bancos públicos, as crises econômicas não foram ainda piores no Brasil. Em 2008, por exemplo, enquanto os bancos privados reduziram a oferta de crédito no país, contribuindo para afundar a economia, os bancos públicos, como o BB, por orientação do então governo federal, atuaram aumentando a concentração de crédito.
Mais recentemente, por conta da crise provocada pela pandemia da Covid, os bancos privados receberam R$ 1,3 trilhão do governo Bolsonaro, sob o argumento de serem protegidos e, assim, não haver a redução de crédito às empresas. Mas não foi o que aconteceu. Apenas os bancos públicos continuaram ofertando crédito.
“Enquanto os bancos privados se concentram nas cidades e regiões mais ricas, os bancos públicos estão presentes em todo o país. Isso contribui para o acesso ao crédito imobiliário e para as pequenas e microempresas”, explica o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga.
“Apesar desses fatos, que comprovam a importância e o papel gerador e distribuidor de riquezas no país, o Banco do Brasil está sob ameaça do atual governo. A proposta do 32º Congresso, portanto, é reforçar a importância do BB e demais bancos públicos”, completa.
Evento será no formato eletrônico, via videoconferência Zoom. Cada federação receberá um link, com login e senha próprios, para a inscrição de sua respectiva delegação ao 32º CNFBB. Este link será enviado por e-mail. Já o público em geral, poderá acompanhar o Congresso nos canais da Contraf-CUT no Facebook e YouTube.
32º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil
Data: 06 e 08 de agosto de 2021
PROGRAMAÇÃO
06 de Agosto | Sexta-feira
Abertura solene conjunta dos:
- 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa;
- 32º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil;
- 27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste;
- 13º Congresso dos Funcionários do Banco da Amazônia e
- 1º Congresso Nacional dos Funcionários do BNDES
Dia 08 de agosto | Domingo
- 09h às 10h – Aprovação do Regimento Interno do 32º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil e falas dos representantes das centrais/correntes
- 10h05 – Homenagem ao ex-presidente da FEEB SP/MS, Jeferson Rubens Boava, e a todos (as) os (as) trabalhadores (as) do Banco do Brasil vitimados pela Covid-19
- 10h15 às 11h45 – Eixo 1 – Diversidade para construir um banco realmente do Brasil
Palestrantes: - Jean Wyllys – Jornalista, professor universitário e político
- Izabela Lemos – Funcionária aposentada do BB
- Professor Dr. José Vicente – Fundador/reitor da Universidade Zumbi dos Palmares
12h às 13h – Intervalo para almoço
13h às 14h15 – Eixo 2 – Retrato do Banco do Brasil nos últimos anos
Palestrantes:
- Jean Moreira Rodrigues – Ex-funcionário do BB
- Nadia Vieira de Souza – Economista e técnica do Dieese – Departamento Intersindical e Estatística e Estudos Socioeconômicos – BSB
14h30 às 15h45 – Eixo 3 – O BB que queremos para o futuro do Brasil
Palestrantes:
- Carlos Augusto Vidotto – Ex-funcionário do BB e ex-dirigente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região
- Debora Fonseca – Conselheira de Administração do Banco do Brasil eleita pelos funcionários
16h às 18h – Plenário Final