A 12ª Conferência Estadual dos Bancários, realizada nos dias 18, 19 e 20 de junho, em Belo Horizonte, definiu as prioridades de Minas Gerais para a Campanha Nacional 2010 que serão levadas para a 12ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de julho, no Rio de Janeiro.
O evento teve a participação de 76 delegad@s dos oito sindicatos filiados à Fetraf/CUT-MG e também do Sindicato dos Bancários do Norte de Minas. A abertura contou com a presença de Magaly Lucas, presidente da Fetraf, Plínio Pavão, secretário de saúde da Contraf-CUT; Marco Antonio, presidente da CUT-MG; Fernando Neiva, diretor da CUT Nacional, Cardoso, presidente do Sindicato dos Bancários de BH, Francisco Carlos, presidente Sindicato do Nordeste de Minas; e André Quintão, deputado estadual do PT. A 12ª Conferencia teve também a participação do Sindicato dos Securitários de Minas Gerais.
Debates e prioridades
Fernando Neiva fez uma exposição sobre a plataforma da CUT para as eleições 2010. André Quintão avaliou a conjuntura nacional. Fátima Guerra, economista do Dieese, fez uma análise sobre a conjuntura econômica e a categoria bancária. Plínio Pavão focou a Campanha Nacional e a saúde do trabalhador bancário.
Após aprovação do Regimento Interno, foi feita apresentação do resultado da Consulta aos Bancários. Magaly mostrou o resultado do interior de Minas e Cardoso, os dados de BH. Em seguida, houve debate em plenário sobre as propostas, tendo sido aprovas as seguintes prioridades:
Remuneração direta
– Aumento Real
– PLR maior
Remuneração indireta
– Cesta alimentação maior
– Auxílio educação
Saúde do Trabalhador e Segurança Bancária
– Fim das metas abusivas
– Combate ao assédio moral
Emprego
– Garantia de Emprego/ Ratificação da Convenção 158 da OIT
– Mais Contratações
Sistema Financeiro
– Contra a privatização dos Bancos Públicos
O índice aprovado foi de 10%, podendo flexibilizar a mais. Também foi definido a inclusão do símbolo internacional de acesso das pessoas com deficiência auditiva nas filas preferenciais nos estabelecimentos bancários.
“A plenária decidiu também apoiar a candidatura de Dilma nas eleições presidenciais pelo entendimento de que representa a continuidade de um governo democrático”, destaca Magaly.
A 12ª Conferência votou moção de apoio à candidatura do empregado da Caixa e ex-presidente do Sindicato dos Bancários de BH, Fernando Neiva, para deputado federal.
Avaliação
Para a presidente da Fetraf-CUT/MG, os debates realizados com a categoria pelos sindicatos sobre os quatro temas da Campanha Nacional, através do caderno de subsídios disponibilizado pela Contraf-CUT, distribuído aos delegados presentes, possibilitou um debate rico em informação.
“O encontro reforçou a organização, a mobilização e o debate nacional, com o objetivo de, a exemplo dos anos anteriores, termos avanços e uma campanha nacional vitoriosa para os bancários”, concluiu Magaly.