O curso de Formação Sindical para Novos Dirigentes, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), será apresentado no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (15) e sábado (16), para as bases da Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES).
Os temas debatidos neste primeiro módulo são voltados para a atuação sindical da categoria e para o entendimento da economia. O conteúdo contempla vários momentos da história sindical e do movimento bancário. O programa também inclui ferramentas de ação, inclusive as mais modernas, como redes sociais, com incentivo ao seu uso.
Para o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, “o debate sobre eventos da história dos sindicatos e de momentos decisivos da luta dos trabalhadores ajuda a estruturar a atuação sindical e a mobilizar a categoria, pois esse conhecimento permite que todos pensem melhor o presente e o futuro”.
Como informa Zanon, nesse módulo “os tópicos são relevantes e traçam um panorama das lutas e conquistas do movimento, a formação dos sindicatos, as primeiras associações, como elas evoluíram e quais dificuldades enfrentaram, inclusive a ditadura militar, a retomada dos sindicatos pelos trabalhadores após a repressão, a criação da CUT e a fundação da Confederação Nacional dos Bancários (CNB), além das ferramentas que dispomos para luta”.
Análise de Conjuntura
Nesta quarta-feira (13) foi realizado o curso Como Fazer uma Análise de Conjuntura para a terceira turma. O formador foi o consultor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Carlindo Rodrigues, que também é professor do curso de pós-graduação em Economia e Trabalho, da Escola de Ciência do Trabalho do Dieese. O exercício prático de análise de conjuntura desenvolvida com os participantes foi sobre a reforma tributária, atualmente em tramitação no Congresso Nacional.
Calendário
Além do curso para as bases da Fetraf-RJ/ES, na reunião do Coletivo Nacional de Formação da Contraf-CUT, ocorrida no último dia 5, também foram definidas as datas das seguintes turmas:
– Federação das Trabalhadoras e dos Trabalhadores no Ramo Financeiro do Estado do Rio de Janeiro (Federa-RJ):- 29 e 30 de setembro, no Rio de Janeiro.
– Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado de Santa Catarina (Fetrafi-SC): 27 e 28 de outubro, em Florianópolis.
– Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais (Fetrafi-MG): 1º e 2 de dezembro, em Belo Horizonte.
Leia também
>>>>> Curso de formação sindical debate conjuntura e apresenta ferramentas de luta
>>>>> Formação para novos dirigentes sindicais chega ao Centro-Norte
>>>>> Curso capacitou dirigentes e os motivou para a luta
>>>>> Dirigentes elogiam curso da Contraf-CUT para novos sindicalistas