O primeiro módulo do curso de formação sindical, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) em parceria com a Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), será apresentado em Cuiabá neste sábado (24) e domingo (25), para as bases de Brasília, Mato Grosso, Campo Grande, Rondônia, Rondonópolis, Barra do Garças e Dourados.
Com debates sobre temas fundamentais para a categoria e para a economia, o conteúdo contempla vários momentos da história do sindical e do movimento bancário, sempre do ponto de vista dos trabalhadores. O programa também inclui ferramentas de ação, inclusive as mais modernas, como as redes sociais, com incentivo ao seu uso.
Para o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, “é importante que os dirigentes bancários entendam de onde vem a história dos sindicatos e valorizem os elementos de luta, para que, a partir desse conhecimento da história, pensem melhor o presente e o futuro”.
Como antecipa Zanon, nesse módulo “serão tratados tópicos relevantes, como lutas e conquistas do movimento, a formação dos sindicatos, as primeiras associações, como elas evoluíram e quais dificuldades enfrentaram, inclusive a ditadura militar, a retomada dos sindicatos pelos trabalhadores após a repressão, a criação da CUT e a fundação da Confederação Nacional dos Bancários (CNB), além das ferramentas que dispomos atualmente para luta”.
Para o presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos Silva, “o curso focará principalmente em mostrar aos novos dirigentes o que significa fazer parte de um sindicato. Entre nossos objetivos permanentes está o de nos qualificarmos cada vez mais para melhor defender os direitos da categoria e dos trabalhadores”.
Fontes: Contraf-CUT e Fetec-CUT/CN