O 25º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) começa nesta sexta-feira (12), em Fortaleza, no Ceará. O evento, que é o primeiro de âmbito nacional no calendário geral de eventos da espécie promovidos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), reúne 70 delegados e delegadas eleitos em assembleias.
O Congresso tem a coordenação geral da Contraf-CUT, com o apoio das Federações de Bancários da CUT e a assessoria da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB).
A pauta do Congresso são as consequências da Reforma Trabalhista sobre a categoria bancária; análise de proposta de Reforma de Previdência em debate no Congresso Nacional e, principalmente, dedicará atenção à análise do futuro do BNB ante as ameaças de privatização e/ou fusão com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os trabalhos do Congresso serão desenvolvidos em sessões plenárias e termina neste sábado (13), quando será aprovado o relatório final do Encontro.