(Brasília) Os bancários de Brasília, reunidos sábado no 2º Congresso, discutiram a Campanha Nacional deste ano e aprovaram as propostas que levarão à 8ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, que será realizada
Além do índice, os bancários de Brasília também definiram como reivindicação a PLR linear, com distribuição de 5% do lucro líquido de cada banco. Outro item aprovado na capital federal foi a realização da Campanha Nacional dos Bancários unificada, com mesas de negociação simultâneas com os bancos públicos. Ao final, os trabalhadores elegeram os 47 delegados que representarão Brasília na Conferência Nacional.
O 2º Congresso foi aberto de manhã com uma breve exposição da diretoria do Sindicato, em mesa composta por representantes de todos os segmentos de bancos, sobre os desafios para a Campanha Nacional deste ano. Foi seguida de um debate sobre a conjuntura econômica, social e política do país, após palestra do jornalista Altamiro Borges.
Para subsidiar as discussões e deliberações da plenária final, na parte da tarde o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Sócio-econômicas (Dieese) fez uma apresentação sobre a evolução do Sistema Financeiro Nacional e a diretoria do Sindicato apresentou o resultado da pesquisa com os bancários sobre a campanha.
"Foi um Congresso muito produtivo, de discussão e de preparação da categoria para os embates que travaremos com os bancos", resumiu Jacy Afonso, presidente do Sindicato.
Fonte: Seeb Brasília