(Rio) O lançamento da Campanha Unificada dos Trabalhadores no Rio de Janeiro aconteceu na última sexta-feira, com um ato na Central do Brasil. O movimento defende a unificação das campanhas salariais de cada categoria, como é o caso dos bancários e dos petroleiros, que negociam nacionalmente e têm um mesmo piso salarial válido para todo o país. A campanha se baseia em seis eixos, que contemplam demandas de todas as categorias: Salário, Emprego, Jornada de trabalho, Saúde e segurança, Direitos sindicais e Políticas públicas.
Diversos sindicatos filiados à Central estiveram presentes à manifestação: bancários, Sindpd, Sintergia, SendECT (Correios), Vigilantes, o segmento de oposição do Sindicato dos Porteiros, Metalúrgicos, Alimentação, trabalhadores da Educação e representantes do Movimento Único dos Camelôs.
O presidente da CUT Nacional, Artur Henrique da Silva Santos, veio ao Rio para o ato. Ele destaca a importância da participação dos bancários na Campanha Unificada: “A experiência da categoria bancária em negociar acordos nacionais é fundamental. Queremos que esta conquista seja ampliada para outras categorias e os bancários têm muito a transmitir. A Campanha Unificada é a oportunidade de darmos um salto de qualidade, discutindo uma grande pauta comum a todos os ramos”, resume o presidente.
A professora Neuza Luzia, presidente da CUT Estadual, completa: “Será uma campanha permanente. Este foi o pontapé inicial, mas vamos desdobrá-la em outros atos, como os eixos também se desdobram”, anuncia.
Após o lançamento da campanha, houve um ato em apoio às candidaturas de Lula à reeleição, de Vladimir Palmeira ao governo do estado e de Jandira Feghali ao Senado.
Reunião
Na manhã de sexta-feira houve uma reunião com mais de cem sindicalistas e o presidente nacional da CUT na sede da CUT-RJ. Durante o encontro, foram discutidas as ações da Central para os próximos meses. Entre as ações, o engajamento no movimento pela anulação do leilão da Vale do Rio Doce e a participação no Grito dos Excluídos, dia 7 de setembro.
Fonte: Feeb RJ/ES