Executiva da Fetec SP analisa processos eleitorais

(São Paulo) A Executiva da Fetec/CUT-SP, reunida nesta quarta-feira, com representantes dos sindicatos filiados, avaliou os recentes processos eleitorais – Corep/Nossa Caixa e Sindicato dos Bancários de Bauru, além de indicar os representantes da entidade para a Comissão de GROS (Gênero, Raça e Orientação Sexual) da Contraf-CUT e para a Comissão Estadual sobre a Mulher Trabalhadora da CUT.

 

Os presentes na reunião fizeram uma retrospectiva sobre os motivos que levaram a FETEC SP a entrar na disputa no Seeb/Bauru. “Trata-se de um sindicato filiado à CUT com ameaça de desfiliação por parte da diretoria, que chegou a realizar assembléia para debater a questão, mas, felizmente, a proposta foi rejeitada pelos bancários da base”, recordou Pedro Sardi, secretário geral da FETEC SP.

 

Tal ameaça, somada à pequena representação cutista na direção do Seeb, foi o que levou a FETEC SP a concorrer com a Chapa dos Bancários da CUT. O processo possibilitou ampliar de quatro para 11 representantes da CUT, o que tende a favorecer o debate cutista na base de Bauru.

 

A reunião da Executiva ressaltou ainda o grande empenho dos sindicatos filiados à FETEC durante toda a campanha eleitoral, apesar das dificuldades impostas pelo período – paralelamente às eleições ao Corep/Nossa Caixa, a publicação do edital e a formação das chapas ocorreram em meio às comemorações de fim de ano.

“Mesmo assim, os dirigentes se empenharam acompanhando de perto toda a campanha, o que foi determinante. Independentemente de encerrado o processo, nosso trabalho continuará na prestação de suporte aos representantes cutistas que lá estão. Nosso intuito é tirar o sindicato do isolamento. Por isso, atuaremos de forma a levar o dia-a-dia da FETEC SP aos bancários de Bauru”, salienta Sardi.


Com relação às eleições ao novo Conselheiro Representante dos Funcionários da Nossa Caixa, os presentes avaliaram positivamente o processo, apesar da derrota nas urnas. “Mesmo com toda a estrutura da candidata da Feeb SP/MS, os dirigentes cutistas estiveram presentes em todas as bases sindicais, garantindo avanços numéricos em comparação ao pleito anterior, o que demonstra que um número maior de bancários atenderam ao nosso chamado”, constata Sardi.

A Executiva e os sindicatos filiados entenderam a necessidade de se reforçar o trabalho na Nossa Caixa por meio de planejamento antecipado das ações, o que já havia sido apontado em recente reunião de planejamento da federação.

No que diz respeito às indicações ao GROS da Contraf e à Comissão Estadual sobre a Mulher Trabalhadora da CUT, foi ressaltado o papel dos representantes no encaminhamento das políticas. Para o GROS foram indicadas Neiva Ribeiro, Aline Molina e Jacqueline Machado (Seeb SP), Maria Izabel da Silva (Seeb Barretos), ficando ainda duas vagas para serem indicadas. Para a Comissão Estadual sobre a Mulher Trabalhadora da CUT foram indicadas as dirigentes Elaine Cutis e Marta Soares dos Santos (Seeb SP) e Amíria Venancio (Seeb Taubaté) como efetivas, ficando uma vaga de suplente a ser preenchida.


Fonte: Lucimar Cruz Beraldo – Fetec SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram