Manifestantes homenageiam as mulheres e protestam contra Bush na Bahia

(Salvador) Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, milhares de pessoas ocuparam ontem as ruas do Centro de Salvador. Representantes dos movimentos sociais, de entidades sindicais, trabalhadores de diversas categorias e estudantes saíram em passeata pela Avenida Sete de Setembro com cartazes e faixas exigindo maior participação da mulher no mercado de trabalho, o fim da violência e do preconceito. Também houve protestos contra a visita do presidente norte-americano George W. Bush ao Brasil e sua política externa, caracterizada pelo uso de bilhões de dólares para financiar guerras, como as invasões ao Afeganistão e ao Iraque.

 

Diretores e diretoras da Federação e do Sindicato dos Bancários da Bahia participaram da manifestação, que foi acompanhada por um trio-elétrico comandado pela Banda Didá. A passeata contou também com a participação de diversas entidades, que possuem uma história marcada pela luta contra a desigualdade, como a CUT Bahia e sindicatos filiados, GGB, IAPAZ, MSTS, UBM, Centro Islâmico da Bahia, entidades estudantis como Abes, Unegro e Cebrapaz; e de parlamentares que mantêm luta constante contra o preconceito e a discriminação na sociedade como o deputado estadual Álvaro Gomes, a deputada federal Alice Portugal e os vereadores Everaldo Augusto e Olívia Santana, todos do PCdoB.

 

Vitória da Conquista e Jequié

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista comemorou o Dia Internacional da Mulher ontem com o tradicional Chá Cultural. Este ano o tema foi “A Exploração da Imagem da Mulher na Mídia: da estereotipação à violência subliminar”, ministrado pela Diretora da União de Mulheres e bancária aposentada, Lídia Rodrigues. O Chá aconteceu no Auditório Vermelho do Sindicato, com grande participação de bancárias e demais convidados. Após a palestra aconteceu um coquetel e show de Consuelo Ferraz.

 

Já em Jequié, o Sindicato dos Bancários realizou uma mesa-redonda com o tema proposto pela Contraf-CUT: “Mulheres da CUT – na luta pela conquista dos direitos”, no auditório da entidade, a partir das 19h. Na oportunidade, foram discutidos os temas: Salário igual para trabalho de igual valor; Contra a violência à mulher e Participação e poder.

 

Feira de Santana

O Sindicato dos Bancários de Feira de Santana fez a queima simbólica de Bush em praça publica, protestando pela presença do presidente norte-americano no Brasil. A manifestação foi muito bem aceita pela população que parava para ouvir as falações dos manifestantes.

 

Fonte: Seebs BA, Conquista, Jequié e Feira de Santana

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram