(Brasília) O Sindicato de Brasília realizou nesta segunda-feira 3 de julho, no Teatro dos Bancários, o primeiro seminário da série que a Funcef promoverá em todo o país para explicar e discutir o novo plano de benefícios do fundo de pensão dos empregados da Caixa. Mais de 200 participantes da Funcef, da ativa e aposentados, participaram do seminário.
O novo plano, que começou a ser discutido em 2003, foi elaborado pelo grupo de trabalho tripartite (representantes dos participantes, da Funcef e da patrocinadora) e aprovado por 82% dos bancários da Caixa em consulta realizada em outubro do ano passado.
“É uma honra para o Sindicato promover esse primeiro encontro com os participantes da Funcef, que contribuirá para o esclarecimento dos participantes antes de fazer a opção”, destacou na abertura do seminário o presidente do Sindicato, Jacy Afonso.
Durante mais de três horas, o diretor de Controladoria da Funcef, Carlos Alberto Caser, e o gerente de Controle e Risco Geraldo Aparecido apresentaram um balanço da Funcef, informaram sobre as razões que levaram os dirigentes eleitos do fundo de pensão a reivindicarem a criação de um novo plano de benefícios e explicaram em detalhes as mudanças previstas.
Os participantes da Funcef terão prazo até 30 de agosto para aderir ao novo plano, aprovado no dia 14 de junho pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC), o órgão do Ministério da Previdência que fiscaliza os fundos de pensão.
"Sabemos que ele não é um plano perfeito, mas corrige distorções e injustiças dos planos anteriores”, afirmou Caser durante a explanação. “Em respeito à inteligência dos funcionários da Caixa, não faremos nenhuma pressão para que haja adesão. Prestaremos todas as informações possíveis para esclarecer as dúvidas e cada participante poderá fazer a opção que melhor lhe convier.”
Fonte: Seeb Brasília