(São Paulo) A globalização da luta começa a ser uma realidade em vários bancos estrangeiros. Prova disso será a Jornada Internacional de Luta que ocorrerá entre os dias 19 e 22 de setembro no Santander, BBVA, HSBC e ABN Amro em diversos países do mundo.
A mobilização foi definida no último mês de abril, quando foi realizada, em São Paulo, a 2º Reunião Conjunta das Redes Sindicais dos Bancos Internacionais, com a presença de entidades sindicais de vários países da América e da Europa.
Nesta jornada, os trabalhadores se apresentarão unificados em vários países com reivindicações específicas para cada banco, exigindo respeito, ampliação de direitos, fortalecendo seus sindicatos locais e a organização internacional dos bancários. Será editado um boletim específico e internacional para cada banco, que será disponibilizado pela Contraf-CUT na próxima semana.
A iniciativa é da UNI Américas Finanças, sindicato global do setor financeiro nas Américas e no Caribe e do Comitê de Finanças da Coordenadoria das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS).
Confira o calendário da jornada:
19 de setembro – Santander
20 de setembro – BBVA
21 de setembro – ABN AMRO
22 de setembro – HSBC
Fonte: Fetec SP