(Brasília) Pesquisa realizada a pedido do Sindeepres – Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiro – mostra que o número de trabalhadores sindicalizados tem caído ao longo dos últimos anos no país. Em apenas dez anos, a taxa sindicalização caiu 17,08%.
As causas da queda na sindicalização são muitas, entre elas, a política neoliberal adotada no Governo Fernando Collor, hoje senador. O movimento sindical brasileiro vinha em um movimento crescente em sua primeira fase e se consolidou na segunda, quando protagonizou o processo de redemocratização do país. Mas em sua terceira fase o sindicalismo brasileiro vem perdendo força.
A pesquisa, que foi coordenada pelo professor e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT), Márcio Pochmann, faz um resgate histórico do movimento sindical no país e compara a queda de sindicalização dos trabalhadores brasileiros com outros países.
Os dados também demonstram um elevado crescimento na taxa de sindicalizados de mão-de-obra terceirizada. Em dez anos, pode-se verificar que só no estado de São Paulo subiu de 0,7% para 27% a quantidade de trabalhadores terceirizados sindicalizados.