(Brasília) Reunido na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, em Brasília, o Conselho de Usuários do Saúde/Caixa definiu o calendário para as suas próximas reuniões ordinárias em 2007, ficando estabelecidas as seguintes datas: 20 de abril, 20 de julho e 19 de outubro. Esse calendário segue o critério de encontros trimestrais, definido em anos anteriores.
Participaram da reunião os conselheiros eleitos Sérgio Amorim, do Rio de Janeiro (agência Largo da Carioca), Orlando Cezar Gasparino, do Distrito Federal, Laura Augusta Gatti Vitral, aposentada, Flávio Uchoa, da Paraíba (EM João Pessoa) e Josias Galeano de Oliveira, de Pernambuco.
O encontro teve início com a apresentação de um estudo sobre as ações da qualidade de vida no âmbito da Caixa, com destaque para o programa de promoção da saúde e segurança no trabalho. Esse programa prevê, para este ano, reduzir em pelo menos 20% as ocorrências de acidentes de trabalho. Outras de suas metas são a redução em 100% do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), a representação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) em 100% das unidades, o registro de 100% do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) nas Delegacias Regionais do Trabalho e a integração da política de saúde e segurança do trabalho da Caixa com a política de promoção de saúde desenvolvida pelos governos das três esferas: federal, estadual e municipal.
A campanha de integração da Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT) com a sociedade é outra prioridade para 2007. Para isso serão desenvolvidas ações mais específicas destinadas ao público feminino. A previsão é de que essa campanha seja lançada durante as comemorações do dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
Estiveram em pauta assuntos como os que seguem:
Sistema de processamento de dados
Foram dados informes sobre a licitação para o sistema de processamento do Saúde/Caixa, vencido pela Datamec, empresa que prestava serviço à Caixa antes dos problemas decorrentes da renovação do contrato. O sistema de informações estava suspenso há quase dois anos, mas a tendência é que, com a contratação da Datamec, a rotina dos procedimentos com o Saúde/Caixa seja regularizada o mais breve possível, devendo isto ocorrer a partir de abril deste ano.
Conforme definido anteriormente, a cobrança de valores de co-participações será gradual, sendo que todo esse processo passará a ser monitorado.
Informações sobre o Saúde/Caixa
Foi discutida também a necessidade de disponibilizar informações detalhadas aos conselheiros sobre o Saúde/Caixa, a serem geradas pelo novo sistema. Neste caso, a prioridade é processar contingências, tendo em vista que o orçamento do Saúde/Caixa é centralizado. Relatórios periódicos serão elaborados sobre a assistência do plano de saúde. Dois tipos de relatórios serão analisados: trimestrais (entrada e saída de beneficiários, custos, sinistralidade e arrecadação) e semestrais (desempenho operacional). Os conselheiros terão prazo até 28 de fevereiro para analisar esses documentos.
Gipes
Os conselheiros foram informados sobre o processo de transformação das Rerhis em Gerências de Filiais de Gestão de Pessoas (Gipes), com dois níveis gerenciais: gerentes de filial e gerentes de relacionamento. As Gipes foram criadas em dezembro do ano passado, com uma estrutura de 15 filiais em todo o país.
Outros temas
A reunião do Conselho de Usuários do Saúde/Caixa tratou do edital para a contratação de estudo atuarial, cujo pedido já está sendo encaminhado. Os representantes da empresa comunicaram também aos conselheiros que o projeto Saúde Família foi apresentado ao Conselho Diretor da Caixa, que solicitou análise de riscos para a Superintendência de Riscos Corporativos (Sucor). Em relação à página do Saúde/Caixa na internet/intranet, os conselheiros solicitaram a inclusão de um banner para maior acesso à rede de credenciados.
Fonte: Fenae Net