(Brasília) O 8º Fórum Social Mundial vai ser realizado em Belém, capital paraense. A decisão foi tomada esta semana pelo Conselho Internacional do Fórum, formado por cerca de 150 organizações sociais. A próxima edição acontecerá só em 2009, e não em 2008. A decisão de transformar o encontro em bienal foi motivada pelo gasto excessivo que as viagens internacionais provocavam às organizações.
No ano que vem, acontecerá, em vez do Fórum, uma semana de mobilizações pelo mundo. Depois da realização do fórum em Belém, em 2009, o encontro deve se repetir somente em 2011, devendo acontecer novamente na África.
A diretora de Relações Institucionais do Instituto Paulo Freire, Salete Valesan afirma que, desde 2003, vinha sendo discutida a sugestão de dar um intervalo de um ano ao fórum. Segundo ela, a semana de mobilização "terá um alcance significativo a nível mundial, dentro dos objetivos de debater os interesses econômicos de cada país, o direito à educação e ao bem estar social das populações, além da solidificação de seus traços culturais". Salete acredita que a semana de mobilização "permitirá que o espírito do fórum cresça nos lugares aonde ainda não cresceu , como na África, mas onde na verdade está em processo avançado".
Fonte: Agência Brasil