(São Paulo) Nesta sexta-feira, 28 de abril, é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No Brasil inteiro, milhares de pessoas realizam desde o início da semana uma série de atividades para marcar a data. As manifestações continuarão até terça-feira, 2 de maio, Dia Nacional de Luta contra o Assédio Moral no Trabalho.
Segundo estimativas da OIT, todo ano acontecem cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e mais de 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Em um terço desses casos, cada acidente ou doença representa a perda de quatro dias de trabalho.
Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.
No Brasil, todo ano são gastos R$ 32,8 bilhões, segundo dados da Previdência Social, com benefícios por incapacidade temporária ou permanente.
A data
Em
Em maio de 2005, foi instituído o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado em 28 de abril a cada ano, pela Lei do Deputado Roberto Gouveia (PT/SP).
Fonte: Contraf-CUT