(Salvador) Os trabalhadores lesionados fazem amanhã, a partir das 7h30, em frente a agência do INSS, em Salvador, mobilização pelo fim do Programa de Cobertura Previdenciária Estimada (Copes/Data-Certa), que este mês faz um ano que entrou em vigor.
Os manifestantes vão mostrar o descontentamento com o programa, que só tem causado o agravamento dos problemas de saúde dos trabalhadores. Os lesionados também vão protestar contra o decreto nº 5.844, de julho de 2006, que legaliza as altas pré-datadas, desconsiderando o estado de saúde do trabalhador.
Desde o ano passado, quando o programa foi criado, que os trabalhadores acometidos por doenças ocupacionais têm realizado uma série de manifestações e passeatas. O Data Certa estabelece a volta às atividades em prazo estipulado, sem avaliar o estado de saúde do lesionado.
Recentemente, trabalhadores de todo país conseguiram uma importante vitória na luta contra o Copes garantindo a suspensão do programa. Agora, os sindicalistas lutam pela revogação do Copes, para que os profissionais só retornem ao trabalho depois de serem submetidos a uma perícia clínica que constate a real condição de saúde.
Fonte: Seeb Bahia