(Recife) O primeiro dia das eleições para a sucessão no Sindicato de Pernambuco transcorreu sem atropelos ou incidentes dignos de nota, na avaliação da Comissão Eleitoral. A expectativa é de que o segundo dia de votação, nesta quarta-feira, cubra todo o colégio eleitoral de ativos apto a votar. A apuração será feita na sede da AABB, no bairro dos Aflitos, e deve iniciar-se após as 21 horas, com a chegada de todas as urnas.
Como sempre acontece, logo nas primeiras horas do dia, as urnas fixas destinadas aos aposentados – na sede do Sindicato e na Asfabe – Associação dos Aposentados do Bandepe – já colheram os primeiros votos. Por volta das 9 horas, todas as urnas da capital e região metropolitana já estavam instaladas e/ou percorrendo os diversos locais de votação no Grande Recife. Não se tem notícia, também, de qualquer incidente no interior, para onde urnas, mesários e fiscais seguiram na tarde e noite do dia anterior para cumprir dias e horário previstos no edital que convocou as eleições.
Oposição esperneia
Este processo, corriqueiro em todo pleito – devido as distâncias que separam Recife de alguns municípios no Agreste e no Sertão especialmente -, foi alvo de protesto da chapa de oposição. Em carta dirigida à Comissão Eleitoral, na tarde da segunda-feira, 23, eles alegam que não foram comunicados da remessa das urnas, o que não teria sido feito nem “mesmo ao fiscal indicado, nos termos do artigo 94, do Estatuto do SEEC”.
O representante da Chapa 2, no entanto, se recusou a receber a resposta aos seus questionamentos. Mais, na manhã do primeiro dia de votação, a Chapa 2 distribuiu panfleto no qual veicula suas críticas, em tom acusatório.
Face a isso, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco decidiu processar os integrantes da Chapa 2 por calúnia e difamação contra a diretoria e a Comissão Eleitoral. O pedido e os documentos serão encaminhados à Assessoria Jurídica do Sindicato nesta quarta-feira.
Fonte: Seec PE