Fetec PR promove curso de forma‡Æo sindical

(Curitiba) Cerca de 80 dirigentes sindicais da região de Toledo participaram no último sábado de um Curso de Formação Sindical, promovido pelo Sindicato dos Bancários e pela FETEC-CUT-PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná). A iniciativa teve a participação de diversos sindicatos filiados à CUT. Entre eles, o Sindicato dos Vestuários de Cascavel e Região, Servidores Municipais de Medianeira, Vera Cruz do Oeste e Toledo, Sindicato dos Metalúrgicos de Toledo, além do Sindicato dos Bancários de Toledo e Região, que representa ainda os financiários e cooperativários de toda a região oeste do Paraná.

 

Com a duração de aproximadamente 6h, o curso teve como instrutor o diretor executivo da FETEC-CUT-PR e trabalhador bancário do Itaú, Roberto Von der Osten, que falou sobre o surgimento da classe operária no Brasil e no mundo, desde os primórdios da relação capital/trabalho até o surgimento da CUT (Central Única dos Trabalhadores), a maior organização sindical da América Latina.

 

“Neste primeiro módulo, nosso objetivo principal foi fazer um resgate histórico das relações trabalhistas, mostrando que num determinado momento da história há a interferência do capital, apropriando-se do trabalho alheio. É quando surge a classe trabalhadora e, posteriormente sua organização em sindicatos”, ressaltou.

 

Para o Secretário de Formação da FETEC-CUT-PR e trabalhador bancário do HSBC, Marcelo Socoloski, a proposta é de vital importância para os sindicatos cutistas. “Muitos estão no seio do movimento sindical, mas desconhecem as raízes deste movimento e os fatos que permeiam toda uma história de lutas. Serve também para mostrar que os benefícios e direitos dos trabalhadores não são concessões da empresa e sim, conquistas obtidas através de muitas lutas”, justificou.

 

Marcelo, que é também o coordenador do projeto explicou que a iniciativa é composta por três módulos e deve chegar a todos os sindicatos do interior do Estado. “Neste primeiro módulo tratamos do nascimento da classe operária e seus desdobramentos até os dias de hoje (alicerce, organização e história sindical). Num segundo momento, faremos uma abordagem das transformações no mundo do trabalho”, explicou.

 

Repercussão

Na avaliação da Secretária de Formação do Sindicato dos Bancários de Toledo e trabalhadora bancária do Unibanco, Isabel Cristina Gregório, o conteúdo do curso é essencial para os novos sindicalistas. “Precisamos estar sempre formando lideranças e num evento como este, os mais novos podem compreender melhor o funcionamento, a estrutura e as origens do movimento sindical. Estamos ansiosos pela próxima etapa”, informou.

 

O Secretário Geral do Sindicato e trabalhador bancário do Itaú, João Carlos Padilha, destaca que o primeiro módulo do curso cumpriu o propósito de conscientizar e contextualizar os trabalhadores dos mais diversos segmentos para atuação no movimento sindical. “Assistimos a uma verdadeira aula sobre a história do trabalho e o surgimento dos sindicatos e isto é fundamental para que possamos desenvolver melhor nossas funções e representar os trabalhadores à altura de seus anseios e necessidades”, enfatizou.

 

Ao final do curso, Roberto Von der Osten fez uma análise da emenda 3, destacando seus prejuízos para a classe trabalhadora e a necessidade dos sindicatos de se engajarem ativamente, criando um amplo foco de resistência para que o projeto não seja levado a cabo.

 

Fonte: Edson Junior – Fetec PR

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram