Mais de 110 pessoas marcaram presença no XXIII Encontro Estadual dos Bancários, realizado nos dias 27 e 28/06, na sede do Sindicato dos Bancários do Piauí, em Teresina, dando o pontapé inicial para a discussão sobre a Campanha Salarial 2008 da categoria. O evento contou com a participação de bancários das cidades de Cristino Castro, Esperantina, Picos, Piripiri, Parnaíba, Bom Jesus, Batalha, Corrente, Castelo do Piauí, São Raimundo Nonato e Teresina.
O convidado do encontro, Sérgio Braga, diretor Financeiro da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), não mediu palavras para parabenizar a organização e iniciativa do Sindicato que a cada ano melhorar o nível do evento através dos temas discutidos.
Na abertura do evento, sexta-feira, Sérgio Braga proferiu palestra sobre “Análise de Conjuntura” e no encerramento, no sábado, foi a oportunidade de debater os temas Imposto Sindical, Campanha Nacional dos Bancários, Eleição dos Delegados aos Encontros Fetec/NE, Encontros Nacionais e Encontro do Banco do Nordeste do Brasil.
“Todo evento desse tipo, por si só, já ocupa uma imprtância muito grande. Estou aprendendo e faço parte da organização do evento a qual parabenizo pela forma de discutir imposto sindical”, diz, Braga.
Ele conta que veio a Teresina para passar informações aos participantes, “mas estou conseguindo agregar, a mim mesmo, uma série de questões como, por exemplo, a metodologia para se realizar um encontro”, diz o diretor de Finanças, argumentando ainda que ficou surpreso com a abertura e aspectos culturais do Piauí.
Sobre a mobilização dos movimentos sindicais, Sérgio Braga fez um breve relato esclarecendo que na década de 90 houve um enfraquecimento do mesmo em face do desemprego e das condições objetivas de economia. Mas foi a partir de 2003, segundo ele, que houve uma espécie de reacendimento do movimento, mas deixou claro que a luta é feita dessa forma, de altos e baixos.
“Mas eu creio que o movimento sindical está no caminho razoavelmente correto, voltando a se articular e se mobilizar, porque sua função é fazer exatamente o encaminhamento dos trabalhadores no enfrentamento ao patronato e capital”, enfatiza Sérgio.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários, José Ulisses de Oliveira, o encontro foi coroado pelo sucesso e organização. “A presença em massa da categoria foi um fator positivo e nos dar orgulho e nos encoraja para mostrar que estamos recomeçando a mobilização que há muito tempo não se via”, comemora, mencionando que apesar da distância, o evento reuniu bancários de cidades distantes que fizeram questão de comparecer ao encontro.
Sobre os temas abordados, Ulisses falou que o encontro é o momento em que o bancário tem a oportunidade de discutir a campanha salarial como um fato real, traçar as estratégias e apresentar propostas para que, no final do mês de julho, “estaremos em São Paulo para finalizar a minuta e entregar aos banqueiros, mostrando que estamos preparados para fazer o debate e se preciso for, um combate com eles”, explica.
Para finalizar, ele ressalta que esse encontro foi o início das discussões sobre a Campanha Salarial 2008. “Esperamos que, neste ano, os banqueiros tenham o bom senso para saber negociar e avançar nas propostas e, quem sabe, evitar um problema maior para a sociedade que é a greve que ninguem gosta de fazer, mas fazemos por sermos obrigados”, conclui.