(Porto Velho) Aguardando desde outubro do ano passado a liberação da antecipação da Participação de Lucros e Resultados (PLR), os funcionários do Banco da Amazônia (Basa) fizeram uma manifestação na manhã de segunda-feira (29/01) nas agências do banco em Porto Velho e Rolim de Moura. Nas duas agências, o horário de abertura foi retardado em uma hora.
Em Porto Velho, a administração do órgão, de maneira truculenta, tentou retirar uma faixa da entrada da agência, que havia sido colocada pelos manifestantes, demonstrando mais uma vez a falta de respeito para com os funcionários, mas o incidente foi contornado. Em Belém, onde fica a presidência do Banco da Amazônia, também foram feitas manifestações.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Rondônia (Seeb RO), Cleiton dos Santos, normalmente os bancos repassam a primeira parcela da antecipação da PLR logo depois do encerramento da campanha salarial. Já a segunda parcela é repassada depois do encerramento da movimentação do banco, tem até o mês de março. Ele informa que os outros bancos (tanto públicos os federais como os privados) pagaram a antecipação da PLR logo depois de firmado o acordo coletivo relativo à Campanha Salarial 2006/2007, assinado em outubro.
Segundo a Secretária Geral do Sindicato e Diretora Regional da Associação dos Empregados do Basa (Aeba), Socorro Magalhães, uma reunião, prevista para 25 de janeiro entre os representantes do banco e dos empregados, não ocorreu por motivos ainda ignorados pelos bancários. Os funcionários aguardam que a direção do banco reabra as negociações.
Fonte: Seeb RO