(Salvador) Em todo o país, no Dia Primeiro de Maio, serão realizadas várias atividades de comemoração ao trabalhador e de protesto contra a Emenda 3. Em Salvador, acontecerá um ato-show, a partir das 15h, no Farol da Barra, com a participação do Ilê Aiyê e das bandas Parangolé e Psirico. A data vai ser marcada por muita música, homenagens e um ato político com a presença de representantes sindicais, parlamentares, intelectuais e artistas.
O movimento sindical vai reafirmar bandeiras históricas dos trabalhadores, como as constantes lutas pela valorização do trabalho, moradia digna, redução da jornada de trabalho sem diminuição de salário, mudanças na política econômica, cobrar ações efetivas para a geração de emprego e crescimento do país e convocar a sociedade a se mobilizar contra a Emenda 3 e a favor do veto do presidente Lula. Em Itabuna, a Coordenação dos Movimentos Sociais realizará uma manifestação do 1º de Maio na Praça do Trabalho, a partir das 10 horas. No evento, será distribuída uma carta aberta em homenagem aos trabalhadores e de alerta contra a Emenda 3, restrição ao direito de greve e reforma da Previdência Social.
Homenagem
O grande homenageado deste ano será o guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara, ícone mundial da esquerda e um dos líderes da Revolução Cubana, no interior da Bolívia. Em outubro, faz 40 anos que Che foi assassinado. Por isso, neste 1º de maio ele vai ser lembrado por todos os trabalhadores, como exemplo de resistência e luta.
História
Em 1º de maio de 1886, milhares de trabalhadores tomaram as ruas de Chicago, nos Estados Unidos, pela redução da jornada de trabalho para oito horas. A polícia reprimiu o protesto, ferindo e matando dezenas de manifestantes. Depois de três anos, em 1889, durante a segunda Internacional Socialista, foi instituído que a data simbolizaria o dia de luta e resistência de trabalhadores de todo o mundo. (CUT-BA/SEEB-Itabuna).
Fonte: Feeb BA-SE