(Porto Alegre) Reunidos na manhã de quinta-feira (08), na sede da Federação dos Bancários RS, dirigentes sindicais e integrantes do Comando dos Banrisulenses deliberaram pela criação de um grupo de trabalho, composto por seis dirigentes do Comando, que serão responsáveis pela organização de um seminário para tratar sobre temas como a abertura de capital do Banrisul, prevista pelo atual governo do Estado, no sentido de subsidiar a ação sindical.
O evento está previsto para a segunda quinzena do mês de março, sendo que a primeira reunião do GT acontece na próxima quarta-feira (14), às 15h, na Casa dos Bancários, para elaboração da nova edição do informativo Nossa Voz. Este grupo também irá encaminhar as ações em defesa do banco junto ao poder público (Assembléia Legislativa, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Câmaras de Vereadores). Os dirigentes sindicais deliberaram ainda pela realização de reuniões nos locais de trabalho, coordenadas pelos sindicatos, para destacar a importância campanha em defesa do banco.
Delegados sindicais
A Federação dos Bancários divulga na próxima semana o edital de abertura do processo eleitoral para eleição dos novos delegados sindicais do Banrisul, com mandato de 1º de Abril de 2007 até 31 de março de 2008. O processo inicia no dia 1º de março e encerra no final deste mês.
Afastados
Os dirigentes sindicais relataram que o banco modificou o tratamento dado aos funcionários afastados devido a doenças relacionadas ao trabalho. Quando o trabalhador retorna ao trabalho, após a licença-saúde, fica lotado no Centro de Custos do departamento de Gestão de Pessoas, sendo que o mesmo não recebe garantia de que poderá retornar ao seu local de trabalho de origem. A FEEB-RS encaminhará ofício à direção do banco, solicitando uma reunião com o presidente da instituição para resolver o problema.
Jornada de trabalho
A FEEB-RS tem recebido uma série de denúncias de que trabalhadores do Banrisul estão com sobrecarga de trabalho e muitas vezes são obrigados pelas administrações das agências a extrapolar suas jornadas, sem o pagamento de horas extras. Segundo os dirigentes sindicais, esta situação é mais corriqueira no caso dos operadores de negócios. A Federação encaminhará uma consulta aos seus sindicatos filiados, para verificar se a extrapolação de jornada está sendo generalizada em todo o Estado. A direção FEEB-RS também cobrará do banco o pagamento de todas as horas extras trabalhadas pelos banrisulenses.
Balanço/2006
A divulgação do balanço do exercício do Banrisul em 2006 decepcionou os trabalhadores da instituição, que acreditaram na projeção feita pelo presidente do banco, Fernando Lemos, em outubro passado. Na ocasião, Lemos afirmou que a lucratividade do Banrisul cresceria 15,6% em relação a 2005, já pelos resultados divulgados na última quarta-feira, em coletiva à imprensa, o lucro aumentou apenas 2,8%, no período.
O adicional da PLR, previsto na Convenção Coletiva 2006/2007 da categoria bancária, está baseado no crescimento do lucro líquido das instituições. Por isso, a FEEB-RS vai agendar uma reunião com a direção do Banrisul, para buscar alternativas que viabilizem o pagamento de um adicional decente aos trabalhadores. A FEEB-RS também vai solicitar ao DIEESE uma análise detalhada sobre o balanço do banco.
Fonte: Marisane Pereira – Feeb RS